RESEX do Cazumbá-Iracema

General information

Cazumbá-Iracema
Reserva Extrativista
Federal
Uso Sustentável
750.795 (Decreto - s/nº - 19/09/2002)
2002
Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade
Deliberativo
2006
Javascript is required to view this map.

Município(s) no(s) qual(is) incide a Unidade de Conservação e algumas de suas características

Municipality Population (IBGE 2007) Non-urban population (IBGE 2001) Urban population (IBGE 2001) State Municipality area (ha) CA area in the municipality (ha) CA area in the municipality (%)
Sena Madureira 34230 13265 16155 AC 2.527.810 737.037 97.71 %
Manoel Urbano 7148 3093 3281 AC 938.696 17.239 2.29 %

Pressões e ameaças

O desmatamento, as queimadas e a mineração industrial, são algumas das pressões que mais ameaçam as Unidades de Conservação. Veja abaixo dados atualizados sobre essas pressões nesta UC; para uma visualização comparativa entre as UCs mais desmatadas na Amazônia Legal, acesse o ranking dinâmico.

Para detalhes sobre a obtenção dos dados, acesse nossa nota técnica.

8226.53 ha

Characteristics

Characteristics

O processo de mobilização da comunidade que levou à criação da Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema teve início em meados de 1976, quando o INCRA desapropriou vários seringais no município de Sena Madureira para implantação do Projeto de Assentamento Boa Esperança. Dentre estes seringais estava o Iracema, no rio Caeté, ocupado pela Comunidade do Cazumbá. Com a expansão do assentamento, os líderes desta comunidade organizaram-se, concentrando alguns moradores em um único núcleo habitacional, a fim de impedir o loteamento da área e a especulação de terras.
Foi criada a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema através do Decreto s/n de 19/09/2002, com manifestações de apoio de quase todas as entidades representativas do poder público e da sociedade do município de Sena Madureira, entre os quais destaca-se a Igreja Católica.
Clima predominante: Am - tropical chuvoso. Temperaturas médias anuais: variam entre 24,5o C e 25,5o C, sendo julho o mês mais frio, com média de 23,3o C e outubro o mais quente, com média de 25,8o C. Pluviosidade média anual: entre 2.000 e 2.500 mm, com longa estação chuvosa (novembro a maio) e pequena estação seca. Umidade relativa: alta durante todo o ano, com média em torno de 80 a 90%, sem significativas oscilações.
Os solos são, em geral, quimicamente pobres e mal drenados, com alguns trechos férteis. Na Reserva, existem quatro tipos de solo: Argissolos Eutróficos, Alissolos Hipocrômicos, Cambissolos Eutróficos, Gleissolos Háplicos.
Rio e Igarapés: A área é drenada por afluentes do rio Purus, o segundo maior representante da drenagem do estado. A parte central é cortada pelo rio Caeté, que atravessa a Reserva, tendo como afluentes vários igarapés, destacando-se o Espera-aí, Canamari, Maloca e Santo Antônio. Na parte leste, corre o rio Macauã, tendo como principal afluente o igarapé Riozinho.
Os rios da Reserva são bastante sinuosos, sem padrão meândrico típico e variam sua largura sazonalmente. No auge da seca, sua navegabilidade é reduzida pela pequena profundidade de certos trechos.
Vegetação: A formação vegetal mais abundante na Reserva é a Floresta Ombrófila Aberta de Palmeira, com ocorrência em menor escala de Floresta Ombrófila Aberta de Bambu e Floresta Ombrófila Densa com Dossel Uniforme, sendo esta encontrada às margens do rio Caeté.
A Floresta Ombrófila Aberta de Palmeira é caracterizada pela presença abundante de algumas espécies de palmeiras. A Floresta Ombrófila Aberta de Bambu (Taboca) caracteriza-se pela presença de bambu, principalmente do gênero Bambusa. A Floresta Ombrófila Densa com Dossel Uniforme é caracterizada por vegetação arbórea heterogênea, sem árvores emergentes, com sub-bosque.
Embora seja necessário ampliar e aprofundar os estudos sobre a flora da Reserva, algumas observações preliminares, através de estimativa visual, e o depoimento de alguns moradores, indicaram áreas com concentrações de espécies de importância econômica atual ou potencial, como açaí (Euterpe precatoria), jarina (Phytelephas macrocarpa), seringueira (Hevea brasilienses), castanheira (Bertholetia excelsa), copaíba (Copaifera sp.), cedro (Cedrella odorata), cumaru-ferro (Dipteryx odorata), cerejeira (Torresea acreana) e mogno (Swietenia macrophylla).
Fauna: Os estudos faunísticos, ainda preliminares, indicam uma fauna diversificada. Foram registradas 249 espécies: 179 aves, 44 mamíferos 18 peixes e 8 répteis. Destas, quatro espécies de mamíferos encontram-se atualmente na lista oficial do Ibama de espécies ameaçadas: tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), tatu-canastra (Priodontes maximus), onça-pintada (Panthera onca) e cachorro-do-mato-vinagre (Speothos venaticus).
Alguns taxa importantes pela sua reconhecida diversidade, abundância e papel funcional em ambientes tropicais (p.ex.: dispersores de sementes) não foram amostrados, incluindo morcegos e pequenos mamíferos (roedores e marsupiais). Grupos de aves que incluem um grande número de espécies pequenas, crípticas, de difícil visualização ou registro sem redes de neblina, como trochilídeos, formicarídeos, furnarídeos, dendrocolaptídeos, tiranídeos e algumas espécies migratórias foram subamostrados.
(Fonte: http://cazumba.org. Acesso em: 19/04/2010).

A Reserva é acessada a partir de Sena Madureira pelos rios Caeté e Macauã e pelos ramais do 16 e do Nacélio. O clima predominante na região é tropical chuvoso (2000 a 2500 mm anuais), com curta estação seca. A formação vegetal predominante é Floresta Ombrófila Aberta. A fauna é rica e inclui quatro espécies ameaçadas. Seus 1300 moradores, organizados em 270 famílias, distribuem-se em unidades produtivas denominadas colocações (áreas florestais de 300 a 500 ha). Possuem, em geral, baixa escolaridade: 50% são analfabetos e cerca de 20% das crianças não freqüentam a escola. Sua dieta baseia-se no consumo de animais domésticos de pequeno porte, em produtos agrícolas, produtos extraídos da floresta (ex.: açaí, patauá, pupunha, bacaba, buriti, castanha, jaci), na caça de subsistência e na pesca. A economia baseia-se em extrativismo e agricultura. Dois terços das famílias obtêm renda a partir de uma destas duas atividades ou pela combinação delas. A borracha e a castanha são os principais produtos do extrativismo vegetal, extraídos por 32% e 12% das famílias, respectivamente. Utilizam também outros recursos, como madeira, óleo de copaíba, açaí, mel e patauá. Todos dependem da agricultura para subsistência e obtenção de renda. Os roçados são geralmente pequenos, com cerca de 1 ha. A macaxeira é o único produto cultivado o ano inteiro, sendo importante por gerar renda regularmente, com a venda de farinha, de fácil comercialização. Animais de pequeno porte são comercializados eventualmente. A Reserva é importante, pois garante benefícios a toda sociedade: ajuda a fixar a população no campo, evitando aumento da pobreza na periferia da cidade, contribui para a economia local/regional, fornece serviços ambientais, faz parte de um sistema de Unidades de Conservação regional, funcionando como zona tampão contra impactos ambientais sobre o Parque Estadual do Chandless e ajuda a conservar amostra representativa da floresta amazônica. Sua implementação depende da aplicação adequada de seus principais instrumentos de gestão e do fortalecimento da organização comunitária para, através de uma gestão participativa, conciliar conservação, uso dos recursos naturais e manutenção da cultura extrativista.
(Fonte: http://cazumba.org - acesso em jan/09)

Os moradores da Resex estão distribuídos em colocações bastante distantes distribuídas na floresta, sendo necessário um dia de distância pelo interior entre uma e outra.
EDUCAÇÃO : Existem duas escolas de ensino básico (1ª a 4ª séries) na comunidade. A taxa de analfabetismo é alta, chegando a 25% da comunidade.
SAÚDE : Há um posto de saúde próximo à reserva, mantido pela Prefeitura de Sena Madureira, que é frequentado por apenas cerca de 20% da comunidade, por falta de medicamentos e infraestrutura, funcionando mais como um entreposto de saúde preventiva e nas campanhas de vacinação.
Principais doenças ocorridas (ISPN, 1997): malária, verminose, hepatite, diarréia e doenças causadas por picadas de insetos.
Água: a maioria das famílias (70%) consome água dos igarapés, rio ou córrego e 30% das vertentes e nascentes, porém a grande maioria da população tem filtro em casa.
INDICADORES DE PRODUÇÂO : São sistemas de produção: borracha e lavoura com ênfase para a produção de mandioca. Outros produtos extrativos são: cipó-timbó, açaí, patauá, bacaba, cajá, cipó-de-ambe, bacuri, sementes, jatobá, palmito, pupunha, copaíba, breu-branco, cupuaçu, sucuba e buriti.
Madeira: a comunidade extrai para uso próprio a itaúba (confecção de canoas), o cedro e a cerejeira.
Animais: há criação de pequenos animais.
CAÇA: paca, porquinho e veado-campeiro.
(Fonte: CNPT/IBAMA, 2003)

Observations

www.cazumba.org

Termo de doação n 28/2014. PROCESSO n 02070.000514/2014-71.
DOADOR: Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - FUNBIO. DONATÁRIO: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio. OBJETO: Doação dos bens descritos no Anexo I, que é parte integrante do Termo de Doação, para que os mesmo sejam utilizados na execução do Programa Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA, e, mais especificamente, na RESEX Cazumbá-Iracema. DATA DE ASSINATURA: 27/03/2014. Pelo ICMBio: ROBERTO RICARDO VIZENTIN - Presidente. Pelo FUNBIO: ROSA MARIA LEMOS DE SÁ - Secretária Geral.
(DOU 01/04/2014)

SECRETARIA DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO
EXTRATO DE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
Processo: 05540.002698/2010-94
Acordante: Superintendência do Patrimônio da União - SPU/AC Acordado: Prefeitura de Manoel Urbano/AC. Objeto: Acordo de Cooperação Técnica, para intercâmbio de informações sobre o Patrimônio da União no Estado do Acre, que também são de interesse da Prefeitura de Manoel Urbano, de modo a constituir uma base de dados completa e atualizada, para viabilizar a
destinação de imóveis da União para a ampliação do projeto Nossa Floresta com vistas as ações de regularização fundiária em áreas marginais de domínio federal neste Município, com o objetivo de garantir a cidadania para a população ribeirinha.
Fundamento legal: De acordo com a Portaria n. 245, de 16 de agosto de 2007 (DOU de 20/08/2007, seção 2) sujeitando-se, no que couber, às disposições legais aplicáveis à espécie, inclusive Lei n 8666/1993. Encargos: desenvolver ações conjuntas entre a Prefeitura de Manoel Urbano e a Superintendência do Patrimônio da União no Acre, para levantamento de informações sobre as áreas do Patrimônio da União que estão localizadas nas margens dos rios federais, a fim de beneficiar as famílias ribeirinhas tradicionais. Dessa forma, constituir uma base de dados atualizada para viabilizar a destinação de imóveis
da União para políticas e projetos que envolvem o Termo de Autorização de Uso Sustentável - TAUS. Data da Assinatura:
19.07.2010
(DOU 13/08/2010)

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO N 34/2010
N Processo: 0207001332200950 . Objeto: Locação de imóvel para funcionamento da sede administrativa das unidades de conservação em Sena Madureira-AC:FLONAs São Francisco, Santa Rosa do Purus, Macaua e RESEXs Cajubá-Iracema e Chico Mendes Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento Legal: Artigo 24, inciso X, da Lei 8.666/93 . Justificativa: Locação de imóvel para funcionamento das sedes administrativas das unidades de conservação em Sena Madureira- AC Declaração de Dispensa em 01/06/2010 . LUIZ ANTONIO DE ARAUJO . Coordenador-Geral de Administração e Tecnologia da informação . Ratificação em 01/06/2010 . MARCUS ANTONIO OLIVEIRA SANTIN . Diretor DA DIPLAN-SUBSTITUTO
Valor: R$ 25.200,00 . Contratada :M L S G DE LIMA ME (SIDEC - 01/06/2010) 443033-44207-2010NE900133
(DOU 02/06/2010)

EXTRATOS DE TERMO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA
PROCESSO N : 02002000349/05-60
ESPÉCIE: Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ibama e Universidade Federal do Acre - UFAC.
OBJETO: Desenvolvimento de ações relativas ao Projeto Cazumbá - Iracema no macro Programa Biodiversidade Brasil-Italia, que visa à execução dos planos de trabalho Tri-anual 2006/2008 envolvendo os seguintes planos de ação: Plano de ação n. 1 (óleos vegetais), Plano de ação n. 4 (criação de abelhas se ferrão e levantamento etnobotânico). DA VIGÊNCIA: 3 anos a contar da publicação no Diário Oficial da União. (DOU, 21/09/2006, seção 3 pg.82)

PROCESSO N.: 02002000349/05-60
ESPÉCIE: Termo de Cooperação Técnica celebrado entre o Ibama e a EMBRAPA.
OBJETO: Desenvolvimento de ações relativas ao Programa Biodiversidade Brasil-Italia, Projeto RESERVA XTRATIVISTA CAZUMBÁ-IRACEMA UM MODELO DE CONSERVAÇÃO E USO SUSTENTÁVEL DA BIODIVERSIDADE POR COMUNIDADES TRADICIONAIS NA AMAZÔNIA, na execução do Plano de Trabalho Tri-anual 2006/2008, envolvendo os seguintes Planos de Ação: Plano de Ação 2: Plantas Medicinais, Plano de Ação 3: Plantas Inseticidas, Plano de Ação 6: Atividades tradicionais - Manejo da Castanha-do-Brasil e Plano de Ação 8: Reordenamento da Pecuária.
DA VIGÊNCIA: 3 anos a contar da publicação no Diário Oficial da União. (DOU, 21/09/2006, seção 3 pg.82)


Physical Aspects

Overlappings with other Conservation Areas or Indigenous Lands

Não pertinente.

Biomes

Biome % in the CA
Amazônia 100.00

Fitofisionomias

Vegetation (water courses excluded) % in the CA
Floresta Ombrófila Aberta 100.00

Watersheds

Watershed % in the CA
Purus 100.00
Pressures
Extração de Madeira

Contacts

Contato: Sandro Flavio de Carvalho (DOU set/2010)
Chefe da UC: THIAGO JURUÁ DAMO RANZI (DOU 30/04/2012)

Endereço para Correspondência (Ibama):
Rua Veterano Manuel de Barros, nº 320 - Abraão Alab
CEP: 69917-150 - Rio Branco - AC
Tel: (68) 3211-1712/1713/1736
Fax: (68) 3226-3211

Coordenadoria Regional (ICMBio): Carolina Carneiro da Fonseca
Endereço CR: Av. Lauro Sodré 6500 - Bairro Aeroporto
CEP: 76803-260 - Porto Velho - RO


News

The news published here are searched daily in different sources and transcribed here as shown in the original location. The Instituto Socioambiental does not take any responsibility for errors or opinions published in those texts.
Title Publishing datesort icon
Resex do Cazumba-Iracema recebe cursos do Pronatec 18/02/2016
IFAC inicia aulas de sete cursos do Pronatec na Reserva Cazumba Iracema 01/02/2016
Vida Arte Seringueira, filme de Fellipe Lopes - artigo 11/11/2015
Cazumba ganha premio Pronatec Empreendedor 22/10/2015
Cazumba e finalista no premio Pronatec Empreendedor 01/10/2015
Especialistas discutem ciencia cidada 16/09/2015
Reserva no Acre ganha fabrica de polpa de Acai 24/08/2015
Artesanato resgata identidade seringueira em Cazumba-Iracema 10/08/2015
UC RESEX Cazumba-Iracema (AC) recebe missao de avaliacao do Arpa 03/02/2015
ICMBio promove a cidadania em Unidade de Conservacao 30/12/2014
Governo promove acoes integradas entre indigenas e Parque do Chandless 30/12/2014
Resex do Cazumba-Iracema (AC) realiza Projeto Cidadao 09/12/2014
Gestores do ICMBio participam de capacitacao no Acre 27/11/2014
ICMBio participa do maior evento de ciencia do Brasil 19/09/2014
Reserva Extrativista realiza oficinas de artesanato 24/07/2014
Reserva Extrativista do Acre amplia sistema de comunicacao 13/06/2014
Design de latex e tema de workshop para comunitarios no Acre 21/02/2014
Equipe de TV visita a Reserva Extrativista do Cazumba-Iracema 21/02/2014
Reserva Cazumba esta entre as 10 no pais com alto grau de implementacao 15/02/2014
TI e Comunicacao na conservacao da biodiversidade 03/02/2014
ICMBio cadastra primeiros emissores de DAP nas UCs 24/01/2014
Cazumba-Iracema abre trilhas para monitoramento da biodiversidade 24/01/2014
Resex Cazumba-Iracema recebe seu primeiro curso do Pronatec 24/01/2014
CNPT apresenta resultados de pesquisa durante encontro no Nordeste 14/11/2013
Doutor da Borracha ministra oficina na Resex Cazumba-Iracema 13/11/2013
Doadores da WWF-US visitam Resex do Cazumba-Iracema (AC) 11/11/2013
Artesaos da Resex Cazumba-Iracema participam da AgroPurus 22/10/2013
Resex do Cazumba-Iracema promove construcao de viveiro de mudas 26/09/2013
Conselheiros tomam posse na Resex do Cazumba-Iracema 19/09/2013
Associacao da Resex do Cazumba-Iracema celebra 20 anos 29/08/2013
Resex no Acre melhora sistema de comunicacao 21/02/2013
Resex no Para faz operacao de fiscalizacao 19/02/2013
Acordo valoriza a producao de oleo da copaiba no Acre 21/12/2012
Artesanato de reserva no Acre ganha espaco no mercado 16/11/2012
Resex do Cazumba-Iracema completa 10 anos com festa e homenagem 05/10/2012
Indigenas desocupam sede regional da Funai no Acre 30/05/2012
Fundo socioambiental da Caixa financia projeto de Reserva Extrativista 11/04/2012
Expedicao capta as "Amazonias" da Resex Cazumba 13/02/2012
Lider extrativista do Acre recebe premio 14/12/2011
Premio Ford de Conservacao Ambiental destaca os ecologistas do ano no Brasil 09/12/2011
Comunitario da RESEX Cazumba-Iracema concorre a premio Betinho Atitude Cidada 2011 21/09/2011
Bolsa Verde Beneficia 7,5 mil familias em UCs federais da Amazonia 14/09/2011
Pesquisa na Resex Cazumba-Iracema monitora influencia da caca sobre mamiferos 25/07/2011
Instituto participa da Semana de Meio Ambiente de Sena Madureira 07/07/2011
Instituto Chico Mendes capacita profissionais para atuarem na regularizacao fundiaria 24/06/2011
Publicados planos de manejo de mais duas reservas extrativistas 21/03/2011
Seminario Conhecer para Conservar destaca a importancia das UCs 03/12/2010
Batalha entre floresta e gado na Amazonia 04/11/2010
Reserva Extrativista em Mato Grosso ganhara plano de uso 20/07/2010
Comeca na quinta I Encontro de Unidades de Conservacao Federais do Acre 01/03/2010
Trabalhos de servidores do ICMBio sao premiados no Simposio Brasileiro de Areas Protegidas 01/12/2009
Mesquita Junior anuncia acao do Ministerio Publico para acabar com queimadas no Acre 24/08/2009
Referencia em bons exemplos 04/06/2009
Cooperacao Alema avalia resultados de programas de protecao das florestas no Acre 01/06/2009
Governo do Acre e Cooperacao Alema apresentam resultados para protecao das florestas tropicais 30/05/2009
Programa de Gestao para Resultados capacita tecnicos da Sedam 06/05/2009
ICMBio fechou selecao de curriculos para projetos de iniciativas produtivas, elaboracao de plano de manejo e caracterizacao da situacao fundiaria 07/04/2009
Diplomata japones visita o Acre 03/04/2009
Rondonia fica com Coordenacao Regional do Instituto Chico Mendes 30/03/2009
Fogao ecologico levara energia a reserva extrativista da Amazonia 13/02/2009
Plano de Manejo da Reserva Extrativista Cazumba-Iracema e oficializado 20/10/2008
ICMBio participa do Programa de Biodiversidade 01/10/2008
Instituto exibe avancos na estruturacao das unidades de conservacao 03/09/2008
Lula reafirma compromisso com a pavimentacao da BR 364 18/07/2008
Oficina discute Planos de Utilizacao de Resex e RDS 02/06/2008
Latex alia geracao de renda a conservacao ambiental em projeto na Amazonia 02/06/2008
Reserva Biologica Uniao e a primeira UC a ter Plano de Manejo aprovado pelo ICMBio 27/05/2008
Capacitacao de Agentes Ambientais Voluntarios 26/05/2008
O homem em harmonia com o meio ambiente 08/04/2008
Oficina de capacitacao 26/03/2008
Seis novas casas de farinha modelo serao construidas em Sena Madureira 28/01/2008
Embrapa e Ibama investem na criacao de bovinos em Cazumba-Iracema 17/12/2007
Lancado o livro com a historia do MPEA 14/12/2007
MDA prepara mutirao em area de assentamentos e de desenvolvimento sustentavel 15/06/2007
Resex Cazumba-Iracema: modelo de desenvolvimento sustentavel 11/05/2007

Juridical Documents

Document type Number Document action Document date Publishing datesort icon Observation Documento na íntegra
Portaria 56 Instrumento de gestão - plano de manejo 28/08/2008 29/08/2008 Aprova o Plano de Manejo Participativo da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema/AC. Download PDF
Portaria 25 Conselho 09/03/2006 10/03/2006 Cria o Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema. Download PDF
Portaria 22 (INCRA) Outros 03/11/2003 13/11/2003 Reconhece as atividades da Reserva Extrativista Cazumbá/Iracema, com área de 750.794,70, áreas matriculadas em nome da União Federal, localizadas nos municípios de Sena Madureira e Manuel Urbano, no Estado do Acre, administrada pelo Ibama, como atividade de um projeto agroestrativista, código SIPRA AC0096000, no âmbito da superintendência Regional do Acre, visando atender 243 famílias.retificação publicada no DOU de 17/11/2006: corrige para 320 famílias. Download PDF
Decreto s/nº Criação 19/09/2002 20/09/2002 Fica criada a Reserva Extrativista do Cazumbá-Iracema com uma área de aproximadamente 750.794,70 ha , nos Municípios de Sena Madureira e Manoel Urbano, no Estado do Acre, com os objetivos de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local. Download PDF


comments powered by Disqus