Belezas naturais do Núcleo Itutinga-Pilões do PESM estão na programação do II Festur de Cubatão

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 30/07/2015
Situado na baixada Santista, este núcleo possui grande riqueza ecológica e importância histórico-cultural


No dia 1o de agosto, o Núcleo Itutinga-Pilões do Parque Estadual Serra do Mar (PESM - NIP) participa da programação do II Festival de Turismo (Festur), promovido pela Secretaria de Turismo de Cubatão, a fim de divulgar os atrativos da cidade e oferecer atividades para o público visitante.

O PESM - NIP oferecerá aos participantes, a oportunidade de conhecer um pouco da riqueza natural preservada da região, numa caminhada monitorada pela Trilha do Rio Pilões. Esse passeio é de nível fácil, com atrativos naturais e históricos.

Os interessados devem inscrever-se previamente junto à Secretaria de Turismo de Cubatão, pelo telefone (13) 3361 4656. O ponto de encontro para saída da van é na praça da Independência, Bairro do Jardim Casqueiro. Somente, às 9h e 13h. Durante a trilha, é obrigatório o uso calçado fechado, calça comprida e camiseta confortável. Levar na mochila: boné, protetor solar, repelente de insetos, água/suco e alimentos leves.

Outras atrações

Além da caminhada, a programação do II Festur contará com shows, prova de pedestrianismo, gastronomia Food Truck e outros. As saídas para os passeios acontecem sempre na Praça da Independência. À noite, a praça é palco para os shows e praça de alimentação com Food Trucks.

Sobre o Parque

O Núcleo Itutunga-Pilões está situado entre as duas regiões metropolitanas (São Paulo e Baixada Santista), é cortado pelas rodovias do Sistema Anchieta e possui bairros no entorno, alguns inseridos dentro dos limites do parque. No passado, desde o descobrimento do Brasil, foi a principal via de acesso dos portugueses do litoral até o planalto. O núcleo possui grande riqueza ecológica, com espécies endêmicas e importância histórico-cultural devido aos monumentos, ruínas e histórias do uso da região desde a época da colonização, com trilhas interpretativas e históricas.

Serviço

O PESM - NIP fica na Estrada Elias Zarzur, Km 8 s/no - Cubatão -SP. As visitas devem ser agendadas previamente, pelo e-mail pesm.itutingapiloes@fflorestal.sp.gov.br , ou por telefone (13) 3361-8250. Os agendamentos devem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com antecedência mínima de cinco dias úteis.



http://fflorestal.sp.gov.br/2015/07/30/belezas-naturais-do-nucleo-itutinga-piloes-do-pesm-estao-na-programacao-do-ii-festur-de-cubatao/
Turismo Ambiental

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra do Mar (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.