ICMBio firma acordo de proteção à Serra da Canastra

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/05/2015
Objetivo é implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes


O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade firmou acordo para implantar procedimentos de prevenção de incêndios e proteção de nascentes no Parque Nacional da Serra da Canastra (MG). A celebração do acordo, acompanhada pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi realizada no âmbito do "Projeto Canastra: Justiça e Reconciliação" da Justiça Federal.

O acordo prevê o combate a incêndios em toda a extensão dos 200 mil hectares da Unidade de Conservação, inclusive, com a previsão das técnicas adequadas para o efetivo combate aos incêndios, utilizando-se de aceiros nas propriedades, com o objetivo de se evitar a propagação do fogo de forma descontrolada.

Foi definido ainda o repasse de mourões e arames que o ICMBio fará a proprietários e posseiros para a proteção das áreas ambientais prioritárias, desde que previamente solicitadas e atendendo o interesse social e ambiental, além necessidade de proteção de nascentes pelos proprietários. Os materiais se encontram em estoque no Parque.

Atuaram no caso as unidades consultivas da Advocacia Geral da União (AGU) junto ao ICMBio, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região, o Departamento de Contencioso da PGF e a Procuradoria-Seccional Federal de Divinópolis, todos sob a coordenação do Procurador-Geral Federal.

Sobre o Parque Nacional da Serra da Canastra

Situado no sudoeste de Minas Gerais, ao norte do Rio Grande - lago de Furnas e lago Mascarenhas de Morais - o Parque Nacional da Serra da Canastra é composto por várias fito fisionomias do bioma Cerrado com predomínio de vários tipos de campos.

O Parque possui variada beleza cênica com grandes paredões de rocha onde existem várias e belas cachoeiras. Esse tipo de paisagem atrai adeptos dos esportes de aventura e do turismo contemplativo, entre outros, como o de observação de aves silvestres.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6808-icmbio-firma-acordo-de-protecao-a-serra-da-canastra.html
Florestas:Queimadas

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Canastra
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.