ICMBio promove intercâmbio entre parques nacionais do Brasil e da França

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 15/08/2014
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai promover no fim do mês de agosto o "Seminário Franco-Brasileiro - Parque e Paisagem". O evento, que tem por objetivo trocar experiências entre Parques Nacionais do Brasil e da França, representados respectivamente pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO) e Parc Naturel Régional des Pyrénées Ariégeoises, acontecerá entre os dias 25 e 29.

Para isso, profissionais naturais regionais franceses e especialistas brasileiros em manejo de áreas protegidas do bioma Cerrado vão se reunir para construir, em parceria, projetos de desenvolvimento sustentável relacionados ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. "A embaixada francesa custeará a vinda dos gestores e pesquisadores franceses para palestrar e conhecer nossa realidade", afirmou Carla Cristina Guaitanele, chefe da Unidade de Conservação (UC).

Durante o seminário, os presentes vão trocar experiências sobre gestão e proteção dos recursos naturais e a relação delas com a pecuária, manejo de fogo e paisagens emblemáticas da unidade. Além disso, estão previstas atividades de turismo nos espaços protegidos e regiões do entorno, incluindo as relações com as populações locais.

Também fazem parte da programação a elaboração de projetos para equipar e adaptar trilhas à diversidade das paisagens encontradas no Parque, a produção de uma Carta das Paisagens e de um Observatório da Paisagem. Além da Embaixada da França, o seminário, a ser realizado em Brasília e no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, conta com apoio da Universidade de Brasília (UnB).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4943-icmbio-promove-intercambio-entre-parques-nacionais-do-brasil-e-da-franca.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Chapada dos Veadeiros
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.