Ministério do Turismo divulga nota sobre pedido de Porchat: "Salve a Serra da Capivara"

Cidade Verde - http://cidadeverde.com/ - 24/05/2016
Em nota enviada ao Notícia da Manhã desta terça-feira (24), o Ministério do Turismo reconhece o potencial turístico e a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no Piauí, que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O Ministério do Turismo destacou ainda que, nos últimos dez anos, destinou mais de R$15 milhões para obras de infraestrutura turística no principal portal de entrada do Parque, que é a cidade de São Raimundo Nonato. Dentre as diversas intervenções, a nota ressaltou a pavimentação de acesso e preparação dos sítios arqueológicos para visitação, e a urbanização de avenidas e melhorias no saneamento básico. O Notícia da Manhã tentou entrevistar diretamente o ministro da pasta, Henrique Eduardo Alves, mas não foi possível.

O posicionamento do Ministério do Turismo é uma resposta a publicação do ator e humorista Fábio Porchat que, em seu blog do Estadão, no último domingo (22), em um texto curto intitulado "Salve o Parque Nacional da Serra da Capivara!", destacou a pouca divulgação que o local possui nacionalmente e as dificuldades que enfrenta. Por isso, pediu mais atenção do Ministério do Turismo.

Na publicação, Porchat cita o Aeroporto Nacional de São Raimundo Nonato, que está sem receber voos desde que foi inaugurado. Ele diz ainda que o local não está protegido pelo governo e nem esteve, em gestões anteriores. Ele encerra o texto pedindo "Alô, ministro do Turismo, salve o Parque Nacional da Capivara!". Leia abaixo o texto na íntegra.

Crise

O Parque vive uma grande crise financeira. Por isso, a presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fundham), a pesquisadora Niède Guidon, iniciou, em agosto do ano passado, um processo de demissão dos últimos 60 funcionários do Parque. A medida drástica colocou a segurança do Parque em risco. Das 28 guaritas, apenas 12 estavam funcionando. Com a demissão dos últimos funcionários, o local ficaria totalmente sem fiscalização.

Nota do Porchat na íntegra:

"Escrevo de Istambul. Vim aproveitar dez dias de férias. Amo viajar e o faço sempre que posso. Mas sempre que estou fora do meu país fico um pouco deprimido por me dar conta de como temos nas mãos alguns dos lugares mais incríveis do planeta e não aproveitamos nem 10% do seu potencial. Por que tudo é tão caro no Brasil? Por que a mão de obra é tão ruim na maioria dos lugares? Por que muitos tão abandonados? Hoje, particularmente, gostaria de falar sobre o Parque Nacional da Serra da Capivara. Já ouviu falar? Pois é.

Fica no Piauí e é só a área de maior concentração de sítios pré¬históricos do continente americano. Lá se encontra a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo! Sim, no Brasil! Tem vestígios do homem de 50 mil anos! Uma chance para você adivinhar se o lugar está protegido pelo governo (este ou qualquer outro anterior) ou se está abandonado e sem recursos suficientes para se sustentar. Então. Simplesmente, o parque tem se deteriorado pelo descaso que temos com nossa cultura. Um aeroporto foi construído próximo ao parque para facilitar o acesso. Ele já está lá, pronto. Pergunta se está funcionando. Não está. Pergunte por quê? Ninguém sabe.

Como é possível que a maioria esmagadora de nós brasileiros não saiba da existência desse lugar? Isso, por si só, já é um fato inacreditável, mas, ainda por cima, as autoridades não mexerem uma palha para impedir sua deterioração é algo criminoso. Temos nas nossas terras uma das coisas mais preciosas da humanidade. É claro que existem pessoas interessadas e esforçadas que lutam pela preservação do parque até a última gota de sangue, suor e lágrimas, mas essas pessoas precisam de ajuda, já estão no limite.

Fica aqui o meu apelo e alerta. Procure conhecer mais sobre esse lugar, entre no Google e entenda do que estou falando. O lugar é incrível, uma ótima oportunidade para se conhecer nas férias. De resto, temos que cobrar. Estamos vivendo um momento conturbado no cenário político e, independentemente das nossas prioridades, impedir que um patrimônio como esse seja destruído é obrigação. Alô, ministro do Turismo, salve o Parque Nacional da Capivara!"


Com informações do Estadão e Notícia da Manhã


http://cidadeverde.com/noticias/220489/ministerio-do-turismo-divulga-nota-sobre-pedido-de-porchat-salve-a-serra-da-capivara
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.