Museu a céu aberto pede socorro

FSP, Tendências/Debates, p. A3 - 10/08/2014
Museu a céu aberto pede socorro

Alexandre Wurzmann e Ricardo Costa Mesquita

O Parque Nacional da Serra da Capivara está morrendo e é de responsabilidade do governo federal não permitir que isso aconteça
O Parque Nacional da Serra da Capivara, área de preservação ambiental, é um museu a céu aberto, verdadeira pia de batismo para datar a presença do homem nas Américas, com suas rochas e boqueirões abrigando milhares de pinturas rupestres, que nos colocam ao lado de qualquer coleção de museus ou das famosas cavernas de Lascaux, no sudoeste da França.
O parque, no entanto, está morrendo e é responsabilidade do governo federal não deixar que isso ocorra. Localizado no Piauí, criado em 1979 sob a coordenação da professora Niède Guidon, o parque foi declarado patrimônio da humanidade por conter sítios arqueológicos que permitem preservar 129.140 hectares de um bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.
O parque sobrevive à míngua e as condições de preservação estão piorando ano a ano. É paradoxal que tudo o que já foi conseguido --a demarcação, o levantamento de sítios, a abertura de estradas, as instalações, o lindíssimo Museu do Homem Americano, o centro de pesquisas e os cursos de história e arqueologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco-- tenha que ser posto a dormir até que uma nova onda de consciência se levante.
Toda a nossa riqueza lá contida está ameaçada pela caça, já que não há mais como vigiar quem entra e sai do local: o parque deveria ser supervisionado por 270 funcionários, mas hoje são apenas 71, e esse número vem diminuindo a cada ano. As pinturas rupestres presentes em 657 dos 912 sítios arqueológicos cadastrados (e há muitos mais a serem explorados) podem ser depredadas pela falta de fiscalização.
Lascaux, que hoje é chamado de santuário das pinturas rupestres, já esteve na mesma situação. Após muitos lutarem para que a importância das grutas fosse notada, o assunto foi capa da revista norte-americana "Time". Ao ver a real proporção da situação, a França tomou medidas para a revitalização do local, que hoje recebe cerca de 250 mil turistas ao ano.
Em comparação, a serra da Capivara, com um número incomparavelmente maior de sítios e pinturas, que tem potencial para receber muito mais visitantes, recebe apenas 20 mil por ano.
Há um aeroporto local, pronto desde 1998, mas que nunca foi inaugurado. Para chegar lá, é preciso pegar um avião para Petrolina (PE) e depois viajar sete horas de ônibus. Segundo a professora Niède, os hotéis e vários outros geradores de renda para a população local, que também ajudariam muito no turismo, só abrirão quando houver um aeroporto. Enquanto isso, tudo está parado.
Ver o descaso do governo federal com um dos achados arqueológicos mais importantes da América e com o patrimônio cultural e natural da humanidade entristece a todos que foram lá e percebem o seu valor.
É lamentável que, em futuro breve, estudantes não possam ter a felicidade de visitar a serra da Capivara e que venham a conhecê-la apenas por fotos ou gravuras nos livros de história e sites da internet.
É vergonhoso receber da história e da natureza um legado tão maravilhoso e dele não cuidar.
Alexandre Wurzmann, 15, é estudante do 9o ano do ensino fundamental 2 do colégio Santa Cruz, em São Paulo
Ricardo Costa Mesquita, 61, é diretor do ensino fundamental 2 do colégio Santa Cruz

FSP, 10/08/2014, Tendências/Debates, p. A3

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/179929-museu-a-ceu-aberto-pede-socorro.shtml
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Serra da Capivara
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.