Estação ecológica e áreas indígenas estão em alerta amarelo

24 Horas News-Cuiabá-MT - 26/08/2003
Continuam sob Alerta Amarelo, devido a identificação de focos de calor, as seguintes unidades: Estação Ecológica de Iquê (MT), Reserva Biológica de Tapirapé (PA), Reserva Biológica do Guaporé e Floresta Nacional Bom Futuro, Reserva Biológica do Jarú e Parque Nacional de Pacaás Novos (RO), Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba e Estação Ecológica de Serra Geral do Tocantins (TO).

Entraram ontem em Alerta Verde, com a observação de focos de calor no interior de suas unidades, as terras indígenas de Kayabi, maraiwatsede, Marechal Rondon, Parque do Xingu, Paukalirajausu e São Marcos, no Mato Grosso; Apyterewa, Baú, Kayapó, Panara, no Pará; e Inawebohona, no Tocantins.

As atenções do Programa de Prevenção e Controle das Queimadas e Incêndios Florestais - Prevfogo/Ibama estão concentradas no Parque Nacional do Araguaia (TO. No local, 35 pessoas se empenham no combate aos incêndios no interior da unidade.

A Floresta Nacional Carajás continua sob Alerta Vermelho, mas apenas por precaução, enquanto equipes do Prevfogo continuam vasculhando toda a sua área em busca de eventuais focos. Desde sexta os trabalhos de rescaldo são operados por apenas duas equipes, num total de 22 homens. As equipes dos bombeiros civis e da guarda florestal, mantidas pela CVRD, foram dispensadas para descanso durante toda esta semana, devendo se reapresentar somente no dia 30.

Entraram em Alerta Amarelo a Estação Ecológica de Uruçuí-Una (PI) e o Parque Nacional de Serra da Bocaina (RJ). Saem do Alerta Amarelo a Reserva Biológica de Sooretama (ES), o Parque Nacional de Iguaçu e o Parque Nacional de Ilha Grande (PR) e o Parque Nacional de Aparados da Serra (RS).

As imagens do satélite NOAA-12 identificaram neste final de semana focos de calor no entorno do Parque Nacional da Serra das Confusões (PI), mas o Prevfogo local já avisou que o fogo, oriundo de uma fazenda nas proximidades, já havia sido debelado. No Parque Nacional de Serra da Canastra, Parque Nacional do Caparaó e Parque Nacional Grande Sertão Veredas (MG) também houve princípio de incêndio referente à queima de vegetação.

O Parque Nacional de Itataia (RJ) também chegou a ser atingido por um incêndio iniciado em uma propriedade particular e logo controlado. Foram também identificados focos de calor no PN da Chapada dos Guimarães (MT), Floresta Nacional de Itacaiunas e Floresta Nacional de Tapirapé-Aquiri (PA), Floresta Nacional de Brasília e Parque Nacional de Brasília (DF) e Parque Nacional Restinga de Jurubatinba (RJ).
UC:Geral

Unidades de Conservação relacionadas