Garimpeiros são presos no Parque Pacaás Novos em Rondônia

Portal Amazônia - 12/04/2008
Cinco garimpeiros foram presos recentemente no interior do Parque Nacional de Pacaás Novos, em Rondônia, durante operação de fiscalização integrada do parque com a Reserva Extrativista Barreiro das Antas, Funai e a população indígena Oro-in.

Os garimpeiros trabalhavam na área há 15 dias e foram detidos no alto rio Pacaás Novos, que nasce na unidade de conservação. Os invasores entraram pelo município de Campo Novo de Rondônia, atravessaram a Serra.

O parque fica localizado no centro de Rondônia, compreendendo uma área de 764.801 há. O local é superposto à Terra Indígena Uru-eu-wau-wau, totalizando uma área de 1.867.117 hectares. A unidade é responsável por proteger florestas tropicais nativas, campos naturais e serras que dão origem às nascentes de importantes rios do Estado, como Jamari, Candeias, Jaru, Cautário, Pacaás Novos, Urupá, São Miguel, Ouro Preto, dentre outros.
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pacaás Novos
  • UC Barreiro das Antas
  • TI Uru-Eu-Wau-Wau
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.