Jurureri, uma tribo isolada do mundo e perto da extincao

OESP, Nacional, p.A11 - 15/05/2005
Jurureri, uma tribo isolada do mundo e perto da extinção
Nilton Salina
Especial para o Estado
Uma comunidade indígena desconhecida, de apenas 8 ou 10 indivíduos e chamada de jurureri por outras tribos, está prestes a se extinguir na Floresta Amazônica. O grupo, que nunca manteve contato com brancos, está cercado: a menos de quatro quilômetros da região onde vive há madeireiros e posseiros armados. Mais adiante existem quatro aldeias dos ferozes urueuauaus, uma das últimas etnias guerreiras da Amazônia.
Os jurureris são inimigos mortais dos 200 guerreiros urueuauaus distribuídos por quatro aldeias. Eles não permitem aproximação de outras tribos. Enquanto isso, madeireiros e colonos avançam nas terras do Parque Nacional do Pacaás Novos, Rondônia, a cerca de 550 quilômetros de Porto Velho. A previsão do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional do Índio (Funai) é que, se o avanço continuar, será inevitável um confronto entre as duas tribos.
Segundo registros oficiais, os jurureris foram vistos pelos brancos pela primeira vez em 19 de abril deste ano - por sinal, Dia do Índio -, quando uma equipe do Ibama sobrevoou quatro ocas isoladas. Uma índia mirou os visitantes com arco e flecha, mas acabou fugindo, com medo do barulho. Antes, foi fotografada pelo analista ambiental Enrique Mieza Balbuena. Do helicóptero a equipe viu lonas e panelas que teriam sido roubadas de um acampamento de grileiros, que fugiram ao ser atacados. Eles não comunicaram o incidente às autoridades pois tinham entrado ilegalmente no parque.
ARMADILHAS
Os jurureris montaram armadilhas com estacas na selva, para tentar impedir a progressão de madeireiros e colonos. Invasores retirados da área disseram que desmontaram algumas das armadilhas.
O gerente do Ibama em Ji-Paraná, Valmir de Jesus, conta que distribuiu agentes para localizar os jurureris depois de ser informado de sua existência pelos urueuauaus. "Acredito que alguns jurureris foram mortos recentemente em confrontos com madeireiros e grileiros, por isso o grupo está reduzido. Eles também devem ter perdido indivíduos em enfrentamentos com os urueuauaus", afirmou ele.
O Parque Nacional dos Pacaás Novos fica na Serra das Onças, no Vale do Guaporé. A área tem 1,8 milhão de hectares - cerca de 2,4 milhões de campos de futebol. Lá, estradas abertas por madeireiros são usadas por grileiros que promovem derrubadas da floresta.
O delegado da Funai em Ji-Paraná, Jorge Marafiga, acredita que os jurureris fizeram contato com brancos na década de 90, durante uma invasão da área onde vivem por madeireiros. Na ocasião, um colono foi morto a flechadas fora da área do parque. "Quando alguém entra em território que os índios consideram deles, eles reagem". Segundo Marafiga, só a Coordenação de Índios Isolados da Funai em Brasília pode autorizar contato com jurureris, mas a política do órgão é evitar isso.

OESP, 15/05/2005, p. A11
PIB:Rondônia

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pacaás Novos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.