Parque Nacional de Pacaás Novos/RO comemora 25 anos

Ibama - 13/09/2004
O Parque Nacional de Pacaás Novos faz 25 anos no próximo dia 21 de setembro. Para comemorar a data o Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em parceria com a organização não-governamental Kanindé, inaugura uma exposição de fotos na Galeria Ivan Marrocos, em Porto Velho (RO). A abertura do evento será nesta terça-feira (14), às 19 horas. A exposição quer mostrar, além das belezas do Parque, os graves problemas enfrentados para sua preservação, como as invasões e exploração ilegal.

O PNPN - Parque Nacional de Pacaás Novos está localizado no centro do Estado de Rondônia, compreendendo uma área de 764.801 hectares, sendo sobreposto a Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau totalizando uma área de 1.867.117 ha de floresta tropical nativa. As duas unidades sobrepostas estão contidas em 14 municípios do estado: Campo Novo de Rondônia, Governador Jorge Teixeira, Mirante da Serra, Alvorada d'Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim, Monte Negro, Cacaulândia, Seringueiras, Ouro Preto do Oeste, Costa Marques, Nova Mamoré, Urupá.

O Parque é considerado a "caixa dágua" do estado, onde nascem 2.190 rios, compondo as cinco maiores bacias das sete do estado. Neles nascem os Rios Jamari, Jaci Paraná, Candeias, Urupá, São Miguel, São Francisco, São Domingos, Muqui, Cautário, Cautarinho, Ouro Preto e Pacaás Novos. A área foi considerada prioritária para preservação, indicada pelo ZEE - Zoneamento Econômico Ecológico do estado, devido à sua biodiversidade.

A zona de contato da área com as propriedades do entorno perfaz um perímetro de mais de 500 quilômetros, que está sendo vigiado. A área está inserida no Arco do Desmatamento dentro do Corredor Ecológico Itenez-Mamoré sendo a zona tampão que absorve uma grande parte da pressão antrópica do estado protegendo outras unidades federais e estaduais como parques, reservas extrativistas e biológicas e terras indígenas, por isso é estratégica para a conservação.
(-Ibama-Brasília-DF-13/09/04)
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pacaás Novos
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.