Parque Nacional Pico da Neblina executa monitoramento dos impactos da visitação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 18/10/2011
Pela primeira vez, a bandeira do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi hasteada no Parque Nacional Pico da Neblina, localizado no Amazonas. Este fato simbólico possui importante repercussão nas ações de gestão do parque. O evento marcou a ascensão ao cume da maior montanha brasileira, o Pico da Neblina, realizada no último mês por uma equipe composta pelo ICMBio, Exército Brasileiro, Projeto Calha Norte e Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA ).

O objetivo da expedição foi o monitoramento dos impactos da visitação que vem sendo realizada ao longo de décadas sem nenhum tipo de ordenamento. Alinhando-se com as novas diretrizes apresentadas pela Coordenação Geral de Visitação e Negócios (CGEVI), a equipe gestora do parque está empenhada na realização de uma análise sobre a visitação com o propósito de estabelecer um planejamento para a reabertura da unidade a visitação pública através do ordenamento da atividade.

A equipe constatou sérios impactos da visitação desordenada, principalmente no cume da montanha onde inúmeras placas haviam sido fixadas por visitantes mais preocupados em registrar seu feito do que com a manutenção da beleza cênica do local. "O cume do Pico da Neblina parecia um cemitério com muitas lápides espalhadas por toda parte" disse Flávio Bocarde, chefe do Parque Nacional Pico da Neblina.

Para implementar as novas diretrizes de visitação e para buscar propiciar uma melhor experiência aos futuros visitantes, todas as placas foram retiradas do cume. Durante a expedição foi realizada a coleta de espécies da flora pela pesquisadora Maihyra Marina Pombo (INPA), trabalho realizado conjuntamente com a equipe da unidade de conservação. Está em discussão a elaboração de um termo de cooperação entre o ICMBio e o INPA para a realização do trabalho "Flórula Altimontana da Trilha de Acesso ao Pico da Neblina e 31 de Março".

As amostras estão no acervo do INPA em processo de identificação por especialistas. A ideia é que esse material subsidie a criação de um guia de flora com foco na melhoria da experiência do visitante durante sua passagem pelo parque. "Conheceremos melhor a flora desse ícone nacional ainda tão desconhecido, o Pico da Neblina, gerando informações essenciais para a elaboração do plano de manejo do parque e ainda melhorarmos a experiência do visitante que com certeza terá melhor compreensão sobre a importância de nossas unidades de conservação para a proteção de nossas riquezas naturais.", declarou Flávio Bocarde.





http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2043-parque-nacional-pico-da-neblina-executa-monitoramento-dos-impactos-da-visitacao
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.