Pico da Neblina (AM) pode ser reaberto ao turismo

Panrotas - http://www.panrotas.com.br/ - 22/06/2012
Pico da Neblina (AM) pode ser reaberto ao turismo

Os gestores do Parque Nacional do Pico da Neblina, localizado no município de Santa Izabel do Rio Negro (AM), representantes dos Yanomami, comunidade indígena que habita parte da unidade de conservação, discutem a reabertura do parque, que há dez anos se encontra fechado para visitação por recomendação do Ministério Publico Federal. A informação é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra a unidade.

No final do mês passado, eles fizeram uma reunião para analisar o assunto. Foram discutidos a criação da frente de proteção Yanomami que consta no processo de reestruturação da Funai e apresenta mudanças na gestão da Terra Indígena (TI), o processo de formação do conselho gestor do parque e o ordenamento do turismo na trilha para o Pico da Neblina.

Ficou acertado que o conselho gestor do parque, que deve tomar posse em agosto, deverá ter uma câmara técnica para tratar da atividade do turismo no Pico da Neblina. Essa câmara será formada por membros do ICMBio, da Funai e do Exército, instituições federais responsáveis pela gestão do território, e, igualmente, por membros da sociedade civil e do povo Yanomami.

O pico da Neblina é a montanha mais alta do país (2.995 m) e um local caracterizado por uma vasta diversidade de ambientes e riqueza biológica, além de alto grau de endemismo. Para os Yanomami, que o denominam Yaripo Puei (montanha dos ventos), o monte é considerado um lugar sagrado.


Panrotas, 22/06/2012.

http://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/destinos/pico-da-neblina-am-pode-ser-reaberto-ao-turismo_79280.html
UC:Parque

Unidades de Conservação relacionadas

  • UC Pico da Neblina
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.