Reserva da Biosfera Cinturão Verde

Area 0.00ha.
Legal Jurisdiction Domínio Mata Atlântica
Year created 1994
Group Geral
Responsible instance Federal

Map

There is no available data for plotting this Protected Area in a map.

Environment

Vegetation

Vegetation (water courses excluded) % in the CA
Floresta Ombrófila Densa 78.37

Watersheds

Watershed % in the CA
Oceano Atlântico 21.62
Paraiba Do Sul 13.69
Ribeira 18.23
Tiete 46.43

Biomes

Biome % in the CA
Mata Atlântica 77.54
Zona Costeira e Marítima 22.45

Management

  • Management Agency:
  • Type of council:
  • Year of creation:

Juridical Documents

Juridical Documents - RBIOSF Cinturão Verde

Document type Number Document action Document date Publishing date Observation Download
Outros Criação 09/06/1994 09/06/1994 O territorio da Reserva da Biosfera do Cintura~o Verde da Cidade de Sa~o Paulo - RBCV, encerra as Regiões Metropolitanas de Sa~o Paulo e da Baixada Santista, abrangendo 78 municipios no entorno da cidade de Sa~o Paulo, incluindo a propria capital. Integra áreas de dominio publico e privado, urbanas, periurbanas e rurais, áreas costeiras e marinhas, unidades de conservaça~o, áreas de proteça~o aos mananciais e outros tipos de áreas protegidas. O territorio de abrangencia da RBCV tem predominancia do bioma Mata Atlantica com seus ecossistemas associados, mas também possui ocorrencia de áreas do bioma Cerrado. A RBCV, conforme diretrizes do Programa MAB - UNESCO, tem como principal missa~o incentivar e promover a conservaça~o ambiental, o desenvolvimento sustentável e a difusa~o do conhecimento tradicional e cientifico. Os ecossistemas existentes (Cintura~o Verde) em seu territorio sa~o diretamente responsáveis pelo fornecimento de serviços ambientais essenciais à saude e bem-estar de uma populaça~o superior a 25 milhões de habitantes, tais como: suporte geologico e da biodiversidade; provisa~o de água, alimentos produtos florestais, recursos genéticos; regulaça~o da qualidade do ar, do clima, da erosa~o, de doenças e pragas, de ameaças naturais, regulaça~o hidrica, polinizaça~o; além de serviços culturais como recreaça~o e turismo, valores estéticos, espirituais e religiosos. Mais detalhes em: https://reservasdabiosfera.org.br/reserva/rb-cinturao-verde/ -

Management documents - RBIOSF Cinturão Verde

Plan type Approval year Phase Observation

Characteristics

Território da RBCV

O territorio da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo - RBCV, encerra as Regiões Metropolitanas de São Paulo e da Baixada Santista, abrangendo 78 municípios no entorno da cidade de São Paulo, incluindo a própria capital. Integra áreas de domínio publico e privado, urbanas, periurbanas e rurais, áreas costeiras e marinhas, unidades de conservação, áreas de proteção aos mananciais e outros tipos de áreas protegidas. O território de abrangência da RBCV tem predominância do bioma Mata Atlântica com seus ecossistemas associados, mas também possui ocorrencia de áreas do bioma Cerrado.

A RBCV, conforme diretrizes do Programa MAB - UNESCO, tem como principal missão incentivar e promover a conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a difusão do conhecimento tradicional e cientifico. Os ecossistemas existentes (Cinturão Verde) em seu território são diretamente responsáveis pelo fornecimento de serviços ambientais essenciais à saúde e bem-estar de uma população superior a 25 milhões de habitantes, tais como: suporte geológico e da biodiversidade; provisão de água, alimentos produtos florestais, recursos genéticos; regulação da qualidade do ar, do clima, da erosão, de doenças e pragas, de ameaças naturais, regulação hídrica, polinização; além de serviços culturais como recreação e turismo, valores estéticos, espirituais e religiosos.

A regia~o geográfica abrangida pela RBCV é caracterizada por uma das maiores concentrações populacionais do mundo e um dos maiores polos econômicos da América Latina, onde o alto grau de atividades humanas impacta e pressiona constantemente seus ecossistemas.

Principais Atividades na Área da Reserva

O territorio da RBCV abrange grandes cidades e as maiores regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, constituindo-se no o maior polo econômico do Brasil e um dos maiores da América Latina e do mundo, cuja riqueza produzida representa 18,8 % de todo o Produto Interno Bruto (PIB) nacional e 61,2 % do PIB estadual (IBGE 2019).

O uso do solo é bastante diversificado nos municípios abrangidos pela RBCV, porém parte significativa, caracteriza-se por elevado grau de urbanização e grande diversidade de atividades antrópicas. De forma geral, no territorio da RBCV estão representados todos os setores da economia (primário, secundário e terciário) ou seja, atividades que variam da agricultura à industria, passando pelo setor de serviços e comércio, com destaque para grandes polos comerciais, industriais, petroquimicos, tecnologicos e de serviços, além do Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina. A regia~o como um todo apresenta enorme variedade cultural, devida à grande imigração de população dos mais variados locais do pais e do mundo, além da existência de diversos povos e tradições originárias. A RBCV possui grande vocação para o turismo ecológico, cultural e de negócios.

Características Ecológicas do Território

Aproximadamente 40% da superficie terrestre da RBCV é coberta por vegetação nativa de diferentes tipologias e estágios sucessionais, principalmente: Mata Atlantica Ombrofila Densa e Semidecidual; Mata Atlantica contato Savana / Floresta Ombrofila Densa; Cerrados, Campos Naturais, Florestas Altas, Restingas e Manguezais. O Territorio da RBCV, representa 7,5% da área total do Estado de São Paulo, abrigando por sua vez, aproximadamente 17,4% de toda a vegetação paulista. Esses ecossistemas terrestres, marinhos e costeiros, são responsáveis direta e indiretamente pelo fornecimento de serviços ecossistemicos fundamentais à sua populaça~o (incluindo a provisão de água para abastecimento publico), além de servir de habitat para toda a biodiversidade, que constitui milhares de espécies de seres vivos.

Muitas espécies de flora e fauna, de sua área de abrangencia estão ameaçadas de extinção pela perda e degradação seus habitats. Cerca de 38% das espécies de vertebrados ameaçadas de extinção, no Estado de Sa~o Paulo, são encontradas no territorio da RBCV e com relação às espécies endemicas da RBCV, 68% são consideradas ameaçadas.

Seu territorio apresenta um numero expressivo de áreas protegidas publicas e privadas, onde as Unidades de Conservação abarcam 54,1% de todo o territorio (representando 48,6% da área terrestre e 54,1% da área marinha), sendo que 11,3% do territorio corresponde à Unidades de

Conservação do Grupo de Proteção Integral (representando 14,27% da área terrestre e 1% da área marinha), definidas também como Zonas Nucleo da RBCV. Também existem outras Areas Protegidas importantes, de diferentes tipologias, que compõe o territorio da RBCV como: Areas de Proteção e Recuperação de Mananciais (representando 19,34% do territorio terrestre RBCV + áreas urbanizadas), Areas de Preservação Permanente, Reservas Legais, entre outras.

Relativamente à área terrestre da RBCV, as áreas urbanizadas equivalem à 14,5% do territorio, exercendo porém, enorme pressa~o e impacto no Cinturão Verde de São Paulo, que tem como principais ameaças: a expansão urbana desordenada, irregular e ilegal; a poluição do solo, da água e do ar; exploração ilegal de produtos florestais; caça ilegal; introdução de espécies exoticas invasoras da fauna e flora; incremento de atividades economicas degradadoras do meio ambiente; especulação imobiliária; entre outras.

Mais detalhes: https://reservasdabiosfera.org.br/reserva/rb-cinturao-verde/

News

There are no news about this protected area in the database.