Parque do Sítio Fundão será entregue nesta terça (29)

Diário do Nordeste - http://diariodonordeste.globo.com - 28/03/2011
Após 2 meses em reforma e aporte de R$ 200 mil, o Parque Estadual do Sítio Fundão será reentregue à população do Cariri nesta terça-feira (29), às 10 horas. A solenidade será comandanda pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), Paulo Henrique Lustosa, juntamente com o Superintendente interino da Semace, Ricardo Araújo.

A restauração obedeceu fielmente a planta original, que tem suas paredes em taipa e é a única no Estado com dois andares. O antigo proprietário teve o cuidado de conservar não apenas toda a vegetação (flora e fauna) mas o acervo material, inclusive, um engenho de madeira.

Segundo Josa de Melo, gerente regional da Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (Semace), "durante a solenidade outras reformas podem ser anunciadas. As trilhas ecológicas também serão sinalizadas, mas ainda não há previsão", disse. Neste caso, Josa de Melo refere-se à reforma do engenho de pau (única lembrança regional do Brasil colonial) e da barragem construída pelos escravos.

Totalmente cercado e com trilhas ecológicas para visitantes, o Parque do Fundão é um geosítio do (Geopark) Araripe, mantém resquícios de Mata Atlântica e compreende uma área de 93,54 hectares - que foi desapropriada pelo governador Cid Gomes durante primeiro mandato. Os recursos para o trabalho de restauração (R$ 200 mil) foram obtidos por meio de compensação ambiental.

Vitória

Para Paulo Henrique Lustosa, a conclusão do projeto do Sítio Fundão "é uma vitória da população do Cariri que agora disporá de uma área de grande valia à sociedade. Estamos entregando a obra mais importante do Parque, que é um patrimônio cultural e a cumprimento de um compromisso".


http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=314838&modulo=971
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Sítio Fundão
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.