FLONA Amazonas realiza reunião para tratar sobre o Conselho Consultivo da Unidade

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 05/09/2011
Equipe da Floresta Nacional (Flona) Amazonas, realizaram uma reunião para discutir a formação do conselho consultivo da unidade. O objetivo da reunião é sensibilizar a população local e os atores relacionados à Flona do Amazonas, sobre a importância da formação de um conselho consultivo na gestão da unidade.

A reunião aconteceu dia 30 de agosto, na cidade de Barcelos, no Amazonas. A equipe da unidade, recebeu um email da Hutukara - Organização Yanomami que está se posicionando contra a formação do conselho da Flona Amazonas.

"A unidade já existe desde 1989 e em seu decreto de criação assegura as populações indígenas o uso preferencial dos recursos da Floresta Nacional. Assim, a ideia de que a unidade será destinada a concessão florestal está equivocada, pois prevalece o direito indígena à área", afirmou Keuris Silva, chefe da Flona Amazonas.

Segundo ela, o papel do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é de, juntamente com a FUNAI promover o desenvolvimento da região em foco, com o propósito de defender o meio ambiente, para que possa dar condições de sobrevivência as populações indígenas e para que estas façam o usufruto da área com dignidade.

"A unidade de conservação pode, inclusive, viabilizar a comercialização de produtos das comunidades indígenas, caso isso seja interesse deles, respeitando o Plano de Manejo, que seria elaborado com acompanhamento do Conselho", disse Keuris

Keuris esclareceu ainda que a função do conselho é justamente de reunir os interesses das populações que habitam o interior e entorno da área e outras que possuam atuação na mesma, para a discussão da melhor forma de garantir a preservação tanto dos costumes quanto do modo de vida dos indígenas e da manutenção da fauna e flora locais.

Ascom/ICMBio
(61) 3341-9291



http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/1759-flona-amazonas-realiza-reuniao-para-tratar-sobre-o-conselho-consultivo-da-unidade
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Amazonas
  • TI Yanomami
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.