Reserva de Guaratiba ganha cerca de proteção

O Dia - http://odia.ig.com.br - 31/10/2011
Uma turma de 200 soldados do Exército que receberam treinamento de guarda-parques e uma cerca de proteção de 18 quilômetros, com 18 placas de sinalização, serão apresentados, nesta terça-feira, na Reserva Biológica de Guaratiba (RBG), na Zona Oeste do Rio. A nova brigada de combate a incêndios, com 200 soldados do Exército - que ajudarão a fiscalizar a unidade de conservação e a combater incêndios na região - foi treinada pelo Serviço de Guarda-Parques do Inea (Instituto Estadual do Ambiente).

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, estará na apresentação da cerca de proteção da RBG e da turma dos 200 solados que atuarão como guarda-parques, no Centro Tecnológico do Exército, que fica na reserva de Guaratiba.

Criada em 1974 para proteger manguezais do fundo da Baía de Sepetiba e sambaquis, entre outros, a RBG conta atualmente com 3.360 hectares de área verde, basicamente uma vasta vegetação de manguezal recortada por canais naturais. Administrada pelo Inea, a RBG é um rico berçário de peixes e outras espécies marinhas.

Além da cerca de proteção ao longo da Avenida das Américas e da Estrada de Barra de Guaratiba, para evitar invasões e permitir uma melhor fiscalização, 18 placas de sinalização chamam a atenção da população para a existência da RBG e sua importância ambiental.




http://odia.ig.com.br/portal/rio/html/2011/10/reserva_de_guaratiba_ganha_cerca_de_protecao_203160.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Arqueológica de Guaratiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.