Inaugurado viveiro de mudas no entorno da FLONA Tapirapé-Aquiri

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 11/11/2011
Com a parceria firmada entre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeitura Municipal de São Felix do Xingu, no Pará e apoio da Vale, foi inaugurado o Viveiro de Mudas de Lindoeste no entorno da Floresta Nacional Tapirapé-Aquiri, unidade de conservação federal sob gestão do ICMBio, também no Pará.

Após dois meses da inauguração, o viveiro está repleto de mudas de cacau e espécies nativas da amazônia como o pau-preto, cedro e etc. As mudas irão beneficiar os pequenos agricultores dos assentamentos da região.

"A escolha do cultivo do cacau em detrimento da expansão da pecuária é vista como um grande passo para diminuição do desmatamento, pois tal cultura é compatível com a floresta", afirmou Francileia Lobo de Souza, chefe da Flona Tapirapé-Aquiri.

"Apesar de alguns plantios terem uma perda considerável de mudas, muitos deles estão se desenvolvendo bem e os colonos estão bastante esperançosos com o futuro e a equipe do ICMBio do Mosaico Carajás também", disse Francileia Lobo.

O viveiro possui quatro funcionários treinados em São Felix e moradores da vila Lindoeste, além de ter recebido mudas de cacau da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). O ICMBio visitou também os plantios de açaí precoce nos lotes dos colonos vizinhos à Flona Tapirapé-Aquiri, onde a cultura foi implementada pela Salobo Metais SA como forma de compensar o açaí suprimido para a implementação da mina de cobre no interior da UC.




http://www.icmbio.gov.br/comunicacao/noticias/20-geral/2323-inaugurado-viveiro-de-mudas-no-entorno-da-flona-tapirape-aquiri
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Tapirapé-Aquiri
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.