ICMBio encontra espécie rara de primata em Flona do Amazonas

A Crítica - http://acritica.uol.com.br - 26/12/2011
Uma espécie de sagui (primata) cujas informações científicas ainda são deficientes foi identificada na Floresta Nacional (Flona) do Purus, no Amazonas, por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Amazônia (Cepam). O órgão é vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O coordenador do projeto Primatas em Unidades de Conservação da Amazônia, Marcelo Vidal, disse que esta espécie de sagui (Saguinus fuscicollis cruslimai) é conhecida apenas por meio de uma pintura feita em 1945 pelo naturalista Éladio da Cruz-Lima. Conforme Vidal, a espécie tem local de ocorrência desconhecido e não tinha sequer um espécime coletado para sua descrição formal.

A espécie de sagui é considerada pela União Internacional de Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) espécie deficiente em dados. Este primata é considerado os menores macacos que existem.

Marcelo Vidal destacou também que houve um passou no número de espécies registradas na Flora do Purus, passando de 12 para 15.

Crescimento

O projeto Primatas em Unidade de Conservação da Amazônia também foi realizado em outras duas unidades de conservação da região, na Flona de Tefé (AM) e no Parque Nacional (Parna) do Viruá, em Roraima.

Na Flona de Tefé foram encontrados registros de 14 espécies de primatas. Vidal afirmou que a área foi identificada como simpatria, que é o local onde coexistem duas ou mais populações de animais, das espécies Callicebus purinus e Callicebus cupreus, e o primeiro registro de Aotus vociferans.

Segundo Vidal, trata-se de um dado importante que resulta na ampliação da distribuição geográfica da espécie.

Sobre o Parna do Viruá, o coordenador ressaltou o registro pelo projeto de seis das dez espécies conhecidas para a UC, e a coleta de pêlos, sangue e tecido das espécies Cebus olivaceus, Cebus apella, Saimiri sciureus e Chiropotes sagulatus.

Os resultados do projeto foram apresentados neste mês, em Curitiba, durante o 4o Congresso Brasileiro de Primatologia.

Pesquisas

Para Marcos Fialho, analista ambiental do CPB e coordenador científico do projeto, a apresentação dos resultados no Congresso Brasileiro de Primatologia foi uma excelente oportunidade de divulgar as informações sobre a ocorrência de primatas em unidades de conservação amazônicas, estimulandoo a realização de novas pesquisas na região, a atualização sobre o status de conservação das espécies e a geração de subsídios aos planos de manejo das UC onde o projeto se desenvolve.



http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-ICMBio-encontra-especie-primata_0_616138515.html



UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Purus
  • UC Tefé
  • UC Viruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.