Instituto Mamirauá promove seminário sobre biodiversidade e desenvolvimento sustentável

Jornal da Ciência - http://www.jornaldaciencia.org.br - 09/07/2012
Entre os dias 11 e 13 de julho, 9o Seminário Anual de Pesquisa (SAP) apresentará resultados de pesquisas científicas das reservas Mamirauá, Amanã e de outras áreas da região Amazônica.

Promover a troca de informações, por meio do debate e da divulgação dos resultados de pesquisas científicas voltadas à biodiversidade, o manejo de recursos e o desenvolvimento sustentável, desenvolvidas pelas reservas Mamirauá, Amanã e outras da região amazônica. Este é um dos objetivos do 9o Seminário Anual de Pesquisa (SAP) que o Instituto Mamirauá realiza, entre os dias 11 e 13 de julho, em sua sede, na cidade de Tefé (AM).

Na edição deste ano, o diretor científico do instituto, João Valsecchi, destaca a diversidade de trabalhos que serão apresentados, de várias regiões do País. "A diversidade de temas no SAP reflete a maturidade e abrangência das ações de pesquisas do Instituto Mamirauá e das instituições parceiras", afirmou.

Durante o evento - que incentiva a interação acadêmica interdisciplinar e o diálogo entre os diferentes campos do conhecimento - serão apresentados 64 trabalhos de pesquisa, que abordam, desde a diversidade e distribuição de espécies, o uso e manejo da biodiversidade, sítios arqueológicos e socioeconômica, a processos sociais de diferenciação étnica e política.

A palestra de abertura de seminário será proferida pela gestora da reserva extrativista do Rio Jutaí e analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) Rachel Acosta, que falará sobre os temas a "gestão das unidades de conservação federais na região do médio Solimões" e a "parceria do Instituto Mamirauá com o ICMBio".

No segundo dia (12), ocorre uma mesa redonda sobre "Alianças entre saberes tradicionais e conhecimento científico: os desafios e oportunidades na Amazônia", com a participação do representantes, Leandro Castello, (Woods Hole Research Center); Jorge Carvalho (Associação de Pescadores do Setor Jarauá), Carlos Emanuel Sautchuk (Universidade de Brasília - UnB) e Ennio Candottim (Museu da Amazônia).

No terceiro e último dia (13), serão premiados os melhores trabalhos nas categorias painel e apresentação oral, assim como os primeiros e segundos lugares das quatro categorias (fauna, flora, pessoas e paisagem) do 3o Concurso de Fotografia, promovido desde 2010, que integra a programação do seminário.



http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=83227
Amazônia:Pesquisas, Teses e Seminários

Related Protected Areas:

  • UC Mamirauá
  • UC Amanã
  • UC Rio Jutaí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.