residente do icmbio visita duas resex no Ceará

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br - 03/10/2012
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, visitou no último sábado (29) - em comitiva com o Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação, Pedro de Castro da Cunha e Menezes, e a Coordenadora Regional (CR6) da entidade, Carla Marcon - duas unidades de conservação (UC) Federais situadas no litoral cearense. São elas: as Reservas Extrativistas (Resex) do Batoque, em Aquiraz, e da Prainha do Canto Verde, em Beberibe.

Para o chefe da Resex Prainha do Canto Verde, Alexandre Brito, a visita de Vizentin foi um evento de grande importância para a integração entre Instituto e UC. "Durante sua passagem pela unidade, o presidente do ICMBio participou da 9ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da UC, dialogando com os conselheiros sobre as necessidades de gestão da reserva, bem como os caminhos para a resolução dos conflitos fundiários existentes na área", relatou Brito.

Já Marcel Régis, chefe da Resex do Batoque, apresentou para Vizentin a extensão da unidade em um passeio pelas dunas, praias, lagoas e mangues da costa cearense e destacou que esta é a primeira visita de um presidente do ICMBio à UC e que o fato representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos servidores na região. "Para nós, é um momento ímpar que dará um novo rumo para a implementação e gestão da unidade e esperamos que culmine com o aumento e fortalecimento da equipe de analistas e fiscais de que tanto precisamos", afirmou Régis.

Resex Batoque

A Reserva Extrativista do Batoque localiza-se no litoral de Aquiraz, a aproximadamente 54 quilômetros de Fortaleza (CE) e tem o objetivo de assegurar o uso sustentável e a conservação dos recursos naturais renováveis da área, protegendo os meios de vida e a cultura da população extrativista local.

Criada em 5 de junho de 2003, a UC engloba aproximadamente 601 hectares e apresenta como principais formações geoambientais campos de dunas fixas e móveis, faixa de praia e tabuleiro pré-litorâneo, além de abranger rios, lagoas, mangues e praia primitiva. A reserva extrativista abriga uma das faixas de litoral mais bem preservadas do Ceará, com grande beleza cênica e habitada por uma população de pescadores, marisqueiras, rendeiras e agricultores familiares.

Na Lagoa do Batoque, que dá nome à unidade de conservação e que tem aproximadamente 60 hectares de superfície, são realizadas atividades de lazer da população local e das comunidades vizinhas, além de pesca nos fins de semana.

Resex Prainha do Canto Verde

A Prainha do Canto Verde, localizada no município de Beberibe, litoral leste do Ceará, a 120 quilômetros de Fortaleza, é uma tradicional comunidade de pescadores que há mais de 200 anos vive na região. Internacionalmente reconhecida por sua organização comunitária e belezas naturais, a região tornou-se referência na luta pela garantia de direitos, seja na pesca, seja no combate à grilagem de suas terras ou na construção do turismo comunitário.

Em 5 de junho de 2009, conquistou mais um instrumento de garantia de seu território com a criação da Reserva Extrativista da Prainha do Canto Verde, que compreende uma área de 29.794 hectares. Com o objetivo de planejar e executar ações de gestão da reserva extrativista, que incluem o ordenamento das atividades econômicas (pesca, agricultura, turismo, por exemplo) e os possíveis processos de licenciamentos e de educação ambiental no âmbito da unidade, o Conselho Deliberativo desta UC é presidido pelo ICMBio e formado por entidades governamentais (como a prefeitura municipal de Beberibe e a Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará) e não-governamentais (Fórum em Defesa da Zona Costeira do Ceará), além de grupos organizados da comunidade (Associação de Moradores da Prainha do Canto Verde e Colônia de Pescadores Z-11 de Beberibe, entre outros).

Coordenação Regional 6

As Reservas Extrativistas do Batoque e Prainha do Canto Verde estão entre as 34 unidades de conservação federais sob jurisdição da Coordenação Regional 6 (CR 6) do ICMBio, situada em Cabedelo (PB) e responsável pelo apoio à gestão das UC situadas em sua área geográfica de abrangência, que envolve os estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, parte da Bahia e parte do Piauí. A CR 6 também apoia o planejamento, a execução, o monitoramento e a avaliação de programas e projetos implementados pelo ICMBio na região.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3374-vizentin-acompanhou-de-perto-o-trabalho-desenvolvido-nas-uc.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Batoque
  • UC Marinha Prainha do Canto Verde
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.