A presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Marilene Ramos, representando o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, vão receber nesta segunda-feira, às 9h30, no auditório da Fundação DER/RJ, os 220 guarda-parques contratados para atuar nos parques e reservas estaduais.
Com a entrada em ação dos guarda-parques, o Rio se torna o primeiro do país a contar com um contingente especializado para atuar nas unidades de conservação de proteção integral.
Os guarda-parques vão atuar na proteção da biodiversidade e do patrimônio histórico, arqueológico, paleontológico e espeleológico; na educação ambiental, prevenindo incêndios florestais e outras formas de agressão e, se necessário, fazendo o primeiro combate às ocorrências; garantir o cumprimento da legislação ambiental; fazer operações de busca e salvamento; dar suporte às atividades de pesquisa científica ou policiais; e orientar os visitantes sobre as normas de utilização e as características da unidade, entre outras funções.
Após a apresentação, os guarda-parques vão passar um período de adaptação nas unidades para as quais foram designados e, posteriormente, terão um treinamento adicional.
Serão duas turmas de 110 integrantes que terão atividades na Estação Ecológica Estadual do Paraíso (Guapimirim e Cachoeiras de Macacu) e no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim).
Os guarda-parques passaram por um processo de seleção pública e foram contratados por três anos, com possibilidade de renovação por mais dois. O processo de seleção incluiu provas teóricas e práticas, além de uma fase classificatória que levou em conta a formação anterior dos candidatos em itens como primeiros socorros e animais peçonhentos, além do conhecimento de línguas estrangeiras.
http://odia.ig.com.br/portal/rio/guardas-parques-come%C3%A7am-a-atuar-em-reservas-ambientais-1.510178
UC:Geral
Related Protected Areas:
- UC Serra dos Órgãos
- UC Paraíso
As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.