IAP faz balanço positivo das ações desenvolvidas no Verão Paraná

IAP - http://www.iap.pr.gov.br - 19/02/2013
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) encerrou suas atividades do Verão Paraná neste fim de semana. Fiscalização ambiental, monitoramento da qualidade da água, educação ambiental e atendimento em Unidades de Conservação foram algumas das ações desenvolvidas em parceria com o Instituto das Águas, Polícia Ambiental, Polícia Militar, Batalhão de Frontreira, ONGs e associações no litoral e interior do Estado.

O trabalho de educação ambiental em pontos fixos (barracas) nas praias de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e no interior atendeu mais de 11 mil turistas com orientações quanto à qualidade da água, emissão de licenciamentos ambientais, distribuição de material de divulgação e jogos lúdicos que chamaram a atenção das crianças.

Para André Dias, representante da ONG Mar Brasil, que atuou em conjunto com o IAP nas barracas instaladas na orla paranaense, a parceria foi muito importante para dar continuidade ao trabalho que realiza há oito anos no litoral. "É muito interessante a abertura de espaço e apoio às atividades de educação ambiental que realizamos no litoral", afirmou.

Outro canal direto que a população teve com o Governo do Estado foi o telefone 0800, que o IAP manteve disponível 24 horas por dia durante a temporada de verão. O serviço atendeu críticas, sugestões e solicitações dos órgãos ambientais e outros do governo. Foram mais de 700 ligações, a maioria de denúncias, como de carros estacionados em área de restinga e de desmate, e que tiveram retorno do órgão, informando o que tinha sido realizado sobre as solicitações.

FISCALIZAÇÃO - O IAP, em parceria com a Polícia Ambiental, Polícia Militar e Batalhão de Fronteira fez nesse período mais de 100 vistorias, 400 ações de monitoramento e fiscalização ambiental, três mil orientações e outras ações em conjunto.

Das ações de fiscalização durante a operação verão, 172 foram de pesca predatória, 154 de desmate e 133 de caça. Os fiscais também visitaram indústrias, comércio, locais de separação e destinação de resíduos sólidos, construções irregulares, mineração e entre outros.

Todas essas fiscalizações geraram 49 notificações, 203 notificações, 73 embargos, 42 apreensões e 154 autos de infração. Entre os materiais apreendidos, destacam-se as redes, com mais de 16 mil metros apreendidos pelos fiscais e policiais ambientais, seguido por espinhéis (mais de 10 mil metros), 490 molinetes, 113 gaiolas, entre outros.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - Participaram do Verão Paraná 13 Unidades de Conservação que atenderam ao público em horários diferenciados. As que receberam maior número de visitantes foram a Estação Ecológica e Parque Estadual da Ilha do Mel, somando mais de 62 mil visitantes, seguida do Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, que recebeu cerca de 15 mil turistas. O Parque Estadual Serra da Baitaca, no litoral, foi visitado por 10 mil veranistas.

EQUIPES - Mais de 140 servidores do IAP e 14 policiais ambientais se revezaram no trabalho de monitoramento e orientação aos turistas nas costas leste, oeste e norte do Estado. Para isso, foram utilizados 40 veículos e nove embarcações.

O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, avaliou como importante a participação do órgão na operação verão. "Sempre teremos no que melhorar, mas o empenho e a união dos servidores fez diferença no bom atendimento que fizemos à população paranaense e aos turistas que visitaram nosso Estado", afirmou.

Já para o coordenador do Verão Paraná pelo IAP, Doraci Ramos de Oliveira, o planejamento das ações desenvolvidas nessa temporada foi importante para garantir a qualidade das atividades e o bom aproveitamento dos recursos, servidores e veículos.



http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=315
Política Socioambiental

Related Protected Areas:

  • UC Ilha do Mel (ESEC)
  • UC Vila Velha
  • UC Ilha do Mel (PES)
  • UC Serra da Baitaca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.