Senado aprova criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais, no PR

G1 - http://g1.globo.com/ - 21/05/2013
O Senado aprovou, nesta terça-feira (21), a criação do Parque Nacional das Ilhas dos Currais. As formações rochosas ficam no território oceânico do Paraná e são conhecidas pela diversidade da fauna, sobretudo de pássaros, que usam as ilhas para reproduzir.

O tema estava em discussão no Congresso Nacional desde 2002, quando foi apresentado pelo então deputado federal Luciano Pizzato. Na justificativa para o projeto, o deputado ressaltou que o aumento das atividades de pesca na região poderiam colocar em risco as formas de vida que habitam a região.

O novo parque nacional é composto por três ilhas, sendo que apenas uma delas, a maior, possui vegetação. As ilhas ficam a 6,2 milhas náuticas de distância da costa, seguindo pela Praia de Leste, em Pontal do Paraná.

Outro ponto levantado na justificativa pelo então deputado era a preservação dos recifes da região. As ilhas estão entre os poucos pontos utilizados pelos mergulhadores para exploração. Quando propôs a lei, Pizzato defendia que conservar a área poderia significar a restauração das formações desses recifes naturais.

Com a aprovação no Senado, o projeto segue para a sanção presidencial. Caso a presidente Dilma Rousseff transforme o texto em lei, a pesca dentro dos limites do parque nacional será proibida.



http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/05/senado-aprova-criacao-do-parque-nacional-das-ilhas-dos-currais-no-pr.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho das Ilhas dos Currais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.