Ilhas dos Currais viram parque marinho

MMA - http://www.mma.gov.br/ - 21/06/2013
As mais de oito mil aves que vivem nos costões de rochas e pedras que formam as Ilhas dos Currais, e muitas outras espécies de animais que habitam o ecossistema estão, a partir de agora, protegidos por lei federal. A presidenta Dilma Roussef sancionou a Lei no 12.829/2013, aprovada pelo Congresso Nacional, criando o Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais, no litoral do Paraná.

De acordo com a Lei, o parque foi criado para proteger os ecossistemas das ilhas, os ambientes marinhos nos limites do seu entorno, visando, ainda, a proteção e o controle de relevantes áreas de nidificação (ação de alguma espécie de animal de construir seus ninhos) de várias espécies de aves e de hAbitat de espécies marinhas.

ÁGUAS LÍMPIDAS

A Lei foi aprovada pelo plenário do Senado em 21 de maio. O objetivo do parque é proteger a vida existente nas áreas de águas límpidas, também propícias ao mergulho, e onde são realizadas pesquisas pelo Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná.

Com a criação do Parque, será possível ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela proteção do arquipélago das ameaça decorrentes do aumento das atividades de pesca na região. A nova classificação permitirá, inclusive, o controle.



http://www.mma.gov.br/informma/item/9440-ilhas-dos-currais-viram-parque-marinho
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Marinho das Ilhas dos Currais
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.