Termina incêndio no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá

((o))eco - http://www.oeco.org.br/ - 12/08/2013
O incêndio no Parque Ecológico de Serra de Jaraguá, na região central de Goiás, que começou na terça-feira (06), está sob controle, segundo informou neste domingo (11) o Corpo de Bombeiros. Estima-se que o fogo tenha consumido 65% da unidade de conservação, após 4 dias de queimada intensa.

Foram mobilizados 52 homens para combater as chamas. Na quinta-feira, os 3 focos que haviam se alastrado a partir do paredão Norte do parque foram controlados, mas surgiu um novo foco em outra área do parque. A suspeita é que os dois incêndios tenham sido provocados. O primeiro teria ocorrido por queima de uma casa de marimbondos; e o segundo por fazendeiros que tentaram realizar a queima controlada do pasto, mas o fogo se alastrou.

O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. O Parque Ecológico da Serra de Jaraguá é uma unidade de conservação integral criada pelo governo do estado de Goiás em 1998. Tem uma área de mais de 2 mil e 800 hectares (Veja o mapa).

Com o início do tempo seco, a partir de maio, está aberta a temporada de queimadas. Só em Goiás, do dia 01 de agosto até hoje, foram registrados 202 focos de incêndio pelo sistema de monitoramento de focos de queimados e incêndios do INPE/CPTEC.



http://www.oeco.org.br/noticias/27466-termina-incendio-no-parque-ecologico-de-serra-de-jaragua?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+siteoeco+%28O+Eco%29
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra de Jaraguá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.