Incêndio no Pico da Ibituruna, em Minas Gerais, já dura 24 horas

G1 - http://g1.globo.com/ - 12/08/2013
Já são mais de 24 horas queimando sem parar. O Pico da Ibituruna, principal cartão postal de Governador Valadares, no Leste de Minas Gerais, novamente pode ter sido alvo de uma ação irresponsável e criminosa. Da parte de baixo do Pico da Ibituruna, as imagens impressionam. Ao lado do paredão da rocha que dá de frente para a cidade, é possível ter uma ideia do tamanho do estrago provocado pelo fogo.

O incêndio que destrói parte da vegetação de uma área de preservação permanente começou por volta das 17h30 desse domingo (11) e até as 16h desta segunda (12) ainda não tinha sido totalmente controlado.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que um grupo estaria fumando na rampa, que fica no topo do pico. Supostamente, um deles teria jogado uma bituca de cigarro na vegetação, que estava seca.

Segundo o capitão Alexsando Carlos de Oliveira Nunes, até as 10h da manhã desta segunda-feira (12), ainda haviam dois focos de incêndio em locais de difícil acesso, um deles a beira de um abismo. Ainda de acordo com o capitão, o vento forte no Pico da Ibituruna e a vegetação seca contribuíram para que o fogo se espalhasse com muita facilidade.

Na área do incêndio, segundo o comando do Corpo de Bombeiros, 60 militares trabalharam no combate às chamas, 45 a mais do efetivo que iniciou as atividades na tarde desse domingo. Ainda de acordo com os bombeiros, mais de 200 mil metros quadrados de área foram queimados.

Segundo o capitão Alexsandro, um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas (IEF) foi solicitado para ajudar no combate às chamas. "O Corpo de Bombeiros vai ficar até eliminar todos os focos", afirma.

Pastagens e matas fechadas foram consumidas pelo fogo que se alastra rapidamente por causa da combinação: calor, vento e clima seco. Cerca de 60 mil litros de água de dois caminhões foram necessários só nesta segunda-feira (12), sem contar aquela utilizada pelo helicóptero.

A água derramada pela aeronave é de uma lagoa da região do Pico da Ibituruna. A polícia ainda apura as causas desse incêndio.



http://g1.globo.com/mg/vales-mg/noticia/2013/08/incendio-destroi-area-de-preservacao-permanente-no-pico-da-ibituruna.html
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Pico do Ibituruna
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.