Incêndios consomem três unidades de conservação em Minas

Estado de Minas - http://www.em.com.br/ - 26/08/2013
O tempo seco e o longo período de estiagem fazem aumentar o número de incêndios em Minas Gerais. Nesta segunda-feira, militares e brigadistas combatem pelo menos três focos em unidades de Conservação Estaduais. Em comparação com o ano passado, o número de ocorrências diminuiu nestes primeiros oito meses. Porém, há preocupação com os próximos 90 dias, quando o índice de casos sobe consideravelmente.

Desde sábado, brigadistas combatem um incêndio no Parque Estadual Serra do Cabral, em Buenópolis, na Região Central de Minas Gerais. O fogo começou em um local conhecido como Coqueiro do Sol e se alastrou rapidamente. Aproximadamente 16 funcionários conseguiram controlar as chamas no início da tarde desta segunda-feira. Um avião Air Tractor e outros cinco veículos foram empenhados no combate. A área queimada ainda não foi informada.

Outro incêndio controlado é na Serra do Sabonetal, em Itacarambi, na Região Norte de Minas Gerais. As chamas começaram na manhã deste domingo. Seis funcionários e quatro bombeiros combateram as chamas e conseguiram controlá-las nesta segunda-feira. Três carros, duas motos e dois aviões foram empenhados. A área queimada também não foi divulgada.

Na tarde desta segunda-feira, brigadistas combatem um incêndio no Monumento Natural Estadual de Itatiaia, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Funcionários conseguiram chegar no fogo por volta das 15h e pediram reforço para funcionários de Ouro Branco. O que causou as chamas ainda é apurado.

Incêndios diminuem em 2013

Desde o início do ano, as ocorrências de incêndio diminuíram em relação ao mesmo período de 2012. Em apenas dois meses, o número de queimadas foi superior. Porém, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) segue em alerta para os próximos meses. "De agosto até outubro temos uma grande incidência dos incêndios. Antes estávamos conseguindo controlar as queimadas, mas agora estamos com o número grande de incêndios", explica Rodrigo Bueno Belo, Diretor de Prevenção e Combate a Incêndio Florestais.

Segundo Rodrigo Belo, a maioria dos incêndios é causada pelo homem. "Eles são provocados pelo descuido, como queima de pastagem, fogueira mal apagada, cigarros, entre outros, e as vezes intencionalmente", afirma. A população pode ajudar as autoridades denunciando queimadas próximas a áreas de conservação ou em grandes áreas verdes. Basta ligar para o número 0800 283 2323, ou para o Corpo de Bombeiros.



http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2013/08/26/interna_gerais,440033/incendios-consomem-tres-unidades-de-conservacao-em-minas.shtml
Florestas:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Sabonetal
  • UC Serra do Cabral
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.