Instituto promove a III Oficina da Rede de Flonas do Sul

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 18/09/2013
No início de setembro foi realizada na Floresta Nacional (Flona) de Irati, no município de Fernandes Pinheiro (PR), a III Oficina da Rede de Florestas Nacionais do Sul. O evento reuniu representantes de florestas nacionais do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, da Coordenação Regional 9 (CR-9) e da Coordenação Geral de Pesquisa e Monitoramento da Biodiversidade (CGPEQ), além de instituições parceiras como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A pauta do primeiro dia da oficina foi centrada na discussão sobre a destinação das áreas que possuem plantios homogêneos de espécies exóticas, principalmente o Pinus sp., onde está sendo reiniciado o processo de comercialização de madeira, através de venda direta (leilão). Com a publicação dos editais em 2013 e 2014, cerca de 180 hectares sofrerão corte raso. Será um desafio no sentido de como dar uma destinação às áreas abertas e oportunidade de implementar o objetivo das florestas nacionais, de uso múltiplo sustentável segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

Entre as alternativas discutidas na oficina para a destinação das áreas destaca-se a recuperação das Áreas de Preservação Permanente (APP). Outro ponto levantado foi sobre o uso múltiplo sustentável através de diversas atividades como a agrofloresta, coleta de produtos florestais não madeireiros, plantios de espécies nativas e, principalmente, a experimentação científica com diversos focos, sem descartar a possibilidade de replantios para fins comerciais, tanto de espécies nativas quanto exóticas.

Os participantes do segundo dia de oficina debateram a proposta do Plano de Ação Nacional (PAN) da Floresta com Araucária, ideia que surgiu em encontros anteriores realizados entre a Rede de Florestas Nacionais do Sul. Nessa reunião, foram levantados potenciais parceiros para colaborar na elaboração do PAN e definido um grupo que irá trabalhar na minuta da proposta.

Dentre os encaminhamentos foram definidos grupos de trabalhos que irão articular a realização de um seminário com a finalidade de discutir e capacitar os analistas das florestas nacionais no acompanhamento da colheita da madeira e a destinação das áreas; discutir aspectos técnicos referentes a procedimentos diversos e aos editais de leilão da madeira e elaborar um portfólio de pesquisas de interesse das unidades de conservação para as áreas exploradas.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4298-instituto-promove-a-iii-oficina-da-rede-de-flonas-do-sul.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC Irati
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.