Imagens mostram destruição após incêndio em APA de Cabo Frio, RJ

G1 - http://g1.globo.com/ - 24/09/2013
Dois dias após o incêndio que atingiu cerca de 250 mil m² da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pau-Brasil, no bairro Peró, em Cabo Frio, na Região dos Lagos, os estragos ainda aparecem. Um jabuti foi encontrado morto por um morador da cidade. Alessandro Teixeira, de 36 anos, que é professor de português na cidade, encontrou o animal enquanto caminhava pela área destruída pelo fogo.

''Resolvi ir até o local registrar o estrago que o fogo fez. Lá, encontrei o jabuti morto. Ele estava todo queimado. Uma pena ver a natureza indo embora por causa da ação do homem'', disse o professor.

Um homem, que ainda não teve a identidade divulgada, é o principal suspeito pelo incêndio que começou no último sábado (21). Segundo as investigações, ele morava há seis meses no alto de uma árvore e motivou o incêndio quando teria feito uma fogueira para esquentar o almoço. Com a chegada dos bombeiros, o suspeito fugiu do local.

O chefe do Parque Estadual da Costa do Sol e APA do Pau-Brasil, Sérgio Ricardo Soares, disse que não conseguiu vistoriar toda a área que foi queimada e, nos locais que visitou, não encontrou nenhum animal morto. ''Nós não conseguimos ir em todas as áreas atingidas pelo fogo porque alguns lugares eram de difícil acesso. Onde a gente foi, não encontramos nenhum bicho morto. Mas existe a possibilidade de animais terem sido mortos, já que a proporção do incêndio foi muito grande'', declarou Sérgio.

Segundo a assessoria do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a queimada atingiu principalmente áreas ocupadas por taboas (planta típica de áreas de brejos ou manguezais). O forte vento prejudicou o combate ao fogo, que durou das 10h às 19h de sábado (21). No domingo (22), durante o trabalho de rescaldo, as equipes não encontraram animais silvestres no local do incêndio, embora a possibilidade de que alguns tenham sido atingidos não possa ser descartada.



http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2013/09/imagens-mostram-destruicao-apos-incendio-em-apa-de-cabo-frio-rj.html
UC:APA

Related Protected Areas:

  • UC Pau Brasil (APA)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.