Conselheiros do Parque Nacional das Araucárias realizam visita técnica

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 03/10/2013
O Conselho Consultivo do Parque Nacional (Parna) das Araucárias, em Santa Catarina, realizou no dia 25 de setembro, uma visita técnica ao Parque Estadual de Friz Plaumann. O evento teve como objetivo mostrar aos conselheiros do parque nacional, como funciona a unidade de conservação estadual, situada no município catarinense de Concórdia, bem como visitar algumas das propriedades localizadas no entorno. Durante a visita, os conselheiros puderam conhecer as ações realizadas na área, algumas das opções de trilhas e atividades disponíveis para os visitantes. As propriedades do entorno da unidade de conservação estadual, visitadas durante a atividade, contam com produção diversificada, além de respeitar as normas ambientais e ajudar na recuperação de APP. Em uma das propriedades, os conselheiros conheceram o processo de produção da erva-mate.

Os conselheiros também conheceram o Projeto Filó - Agricultura Familiar e Meio Ambiente no Território do Alto Uruguai Catarinense e o projeto Restauração e Conservação da Mata Ciliar do Lageado Cruzeiro, realizado pela Ecopef. Os dois projetos trabalham com o envolvimento dos moradores, buscando a conservação da biodiversidade, a recuperação de áreas degradadas, o fortalecimento da agricultura familiar e a qualidade de vida dos moradores da região. A visita foi possível graças ao projeto "Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação", desenvolvido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Para isso, a ação contou com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), que incluiu a visita técnica nas atividades do projeto, a pedido do próprio conselho, uma retribuição ao convite feito pelo equipe do Parque Estadual Fritz Plaumann, que já visitou o parque nacional.

Ainda em 2013, a visita técnica será tema de reunião do conselho do parque nacional, na qual a experiência será relatada com o objetivo de buscar maior qualificação na atuação do conselho e apoio ao parque. Para Cleusa Gabiatti, secretária do conselho consultivo e uma das representantes da comunidade da Zona de Amortecimento, o parque faz parte da vida dos moradores. "Sinto que esta visita nos motivou a buscar alternativas simples, como a criação de uma ONG para trabalhar mais na zona de amortecimento com atividades de geração de renda e preservação, buscando a cada dia um maior envolvimento das pessoas que residem nos municípios de Ponte Serrada e Passos Maia", afirmou.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4364-conselheiros-do-parque-nacional-das-araucarias-realizam-visita-tecnica.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Fritz Plaumann
  • UC Araucárias
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.