Unidades de proteção ambiental do oeste do Pará começam planejamento para 2014

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 03/10/2013
A coleta de informações destinadas ao planejamento das ações que serão desenvolvidas nas Unidades de Conservação para 2014 foi o objetivo da II Reunião do Conselho Gestor - de natureza consultiva - da Estação Ecológica Grão Pará e da Reserva Biológica Maicuru, realizada no município de Santarém, na região do Baixo Amazonas, na quarta-feira (2) e nesta quinta-feira (3).

A Estação Ecológica Grão Pará é a maior unidade de conservação de proteção integral do planeta, e possui grande diversidade de espécies ameaçadas de extinção, e até de animais ainda não descritos pelos cientistas. Está localizada na região conhecida como Calha Norte do Rio Amazonas, junto com a Reserva Biológica Maicuru.

As duas áreas totalizam 5 milhões de hectares dedicados à pesquisa, preservação e educação ambiental. Durante a reunião, foram apresentadas informações sobre aspectos biológicos, físicos e socioeconômicos da região.

O encontro teve a participação de conselheiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), das secretarias de Meio Ambiente dos municípios de Óbidos e Oriximiná, da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e do Instituto Chico Mendes para a Biodiversidade (ICMBio)/Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque).

Participaram também membros da Associação dos Povos Indígenas Tiriyo, Kaxuyana e Tkikuyana (Apitikatxi), dos Institutos Gaya, do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), e de Pesquisa e Formação Indígena (Iepé), Conservação Internacional (CI Brasil) e outros representantes da sociedade.

Os recursos para a realização planejamento são oriundos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), do governo federal.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=136649
UC:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Grão-Pará
  • UC Maicuru
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.