Guarda-parques participam de curso da FAB para situações de calamidade

G1 - http://g1.globo.com/ - 16/10/2013
Quatorze guarda-parques da Reserva Biológica de Araras, com sede em Petrópolis, Região Serrana do Rio, participam nesta quarta (16) e quinta-feira (17) de um curso de operações com aeronaves promovido pela Força Aérea Brasileira (FAB). A capacitação tem o objetivo de melhorar o desempenho dos agentes em ações que incluem resgates em situações de risco, como enchentes, queimadas, buscas e salvamentos.

A instrução ocorre na Base Aérea dos Afonsos, onde se situa o Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, Esquadrão Puma da FAB. Para o chefe da Rebio Araras, o geógrafo Ricardo Ganem, "a capacitação é extremamente importante, pois grande parte das ações hoje utilizam aeronaves. Isso ficou ainda mais evidente depois da tregédia de janeiro de 2011. O transporte aéreo, muitas vezes, é o único que permite a realização de resgates e de transporte de alimentos e equipamentos", ressalta Ricardo.

Nesta quarta-feira, os 14 guarda-parques receberam as orientações teóricas. Na quinta, será a vez do treinamento prático com helicóptero. "A aeronave é um H-34 Super Puma", explica o chefe da Rebio Araras, acrescentando que a instituição que é ligada ao Instituto estadual do Ambiente (Inea), tem uma aeronave à disposição para ações de busca e salvamento em áreas remotas. "Ela fica na sede da Polícia Militar, que nos dá apoio", acrescenta.



http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2013/10/guarda-parques-participam-de-curso-da-fab-para-situacoes-de-calamidade.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Araras (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.