Grupamento Fluvial e Sema levam a operação Charapucu ao Marajó

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 27/11/2013
Equipes do Grupamento Fluvial de Segurança Pública (Gflu) participam de uma operação no Parque Estadual do Charapucu, localizado no município de Afuá, no Arquipélago do Marajó, em apoio à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que coordena as ações de fiscalização. A operação, que teve início no último dia 18, conta ainda com a participação da Divisão Especializada em Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, e do Batalhão de Polícia Ambiental, da Polícia Militar. O objetivo é intensificar as ações de vistoria e fiscalização na área.

Equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis e da Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data), ambas da Polícia Civil, e do Programa Pro Paz também participam da operação, a fim de reforçar o enfrentamento a crimes sexuais contra crianças e adolescentes na região marajoara.

Na primeira semana de trabalho, as equipes fizeram ações preventivas e de investigação, abordando embarcações e comunidades ribeirinhas, com a finalidade de identificar áreas de extração de madeira e atividades de serrarias ilegais nas regiões próximas. Outros crimes também foram investigados no local, como roubos de cargas, pirataria, trabalho infantil, prostituição infanto-juvenil e tráfico de animais silvestres, nos rios localizados às margens dos municípios de Afuá, Breves e Anajás.

Já foram fiscalizadas dez serrarias, e todas foram autuadas e interditadas pela polícia. Nove termos circunstanciados de ocorrência foram lavrados, além de um flagrante de posse de arma de fogo e um inquérito de crime ambiental e posse ilegal de arma de fogo. Durante a ação de fiscalização, as equipes resgataram dois filhotes de onça, uma pintada e uma preta, ambas com cerca de 2 meses de idade. Os animais foram encontrados em casas de moradores ribeirinhos e, em seguida, receberam tratamento médico veterinário, foram amamentados e encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), órgão gerenciado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Macapá.

Em Anajás, as equipes da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis, Data e Pro Paz fizeram dois termos circunstanciados de ocorrência e um inquérito, com pedido de prisão preventiva, que foi cumprida na zona rural do município, com o apoio de policiais do Grupamento Fluvial. Segundo o gerente do Parque Estadual Charapucu, Júlio César Meyer Júnior, "a operação está sendo um sucesso. Uma ação interinstitucional é interessante porque possibilita a intervenção do Estado em diversas frentes, tanto na área ambiental quanto na segurança pública", enfatizou.

O delegado Dilermando Dantas Júnior, diretor do Gflu, disse que as equipes operacionais do grupamento estão fazendo várias operações no Arquipélago do Marajó, em conjunto com órgãos parceiros como a Sema, Pro Paz e outras delegacias especializadas. "Operações como esta são importantes para o reforço da segurança nas comunidades ribeirinhas do Marajó", ressaltou, informando que, na última segunda-feira (25), foi feita uma audiência pública na Câmara Municipal de Afuá, com a presença dos vereadores, de representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, prefeitura, Dema, Sema e de moradores da região do Parque Charapucu.

Durante a reunião, foram esclarecidos os procedimentos que estão sendo adotados ao longo da operação, garantindo a transparência das ações no parque. "Há três anos, a Secretaria de Meio Ambiente vem fazendo um trabalho técnico, educativo e de conscientização naquela unidade de conservação, em conjunto com as famílias que moram dentro dos limites do parque e as que moram no entorno", informou o delegado.

O Parque Estadual do Charapucu é uma unidade de conservação com uma área de 65.181,84 hectares. Na vegetação da área, predominam a floresta de várzea e o igapó. O parque foi criado em dezembro de 2010, pelo Decreto Estadual no 2.592. A categoria de unidade de conservação/ parque é uma das doze previstas no Sistema Nacional de Unidades de Conservação, por meio da Lei no 9.985/ 2000. O parque visa à preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e de recreação, em contato com a natureza, turismo ecológico e, principalmente, a proteção ambiental de fauna e flora nativas, algumas em fase de extinção.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=64175
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Charapucu
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.