Avifauna do Arquipélago de Tamboretes é destaque no Norte

G1 - http://g1.globo.com/ - 27/01/2014
O Parque Estadual Acaraí, localizado em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina, foi criado em setembro de 2005 e possui 6.667 hectares. Localizado no Litoral da Ilha, o parque abrange também o Arquipélago de Tamboretes.

O local foi demarcado para a preservação da Mata Atlântica e restinga da Praia Grande. Na região, um dos destaques é o complexo hídrico, formado pelo Rio Acaraí, a nascente do Rio Perequê e a Lagoa do Capivaru. Segundo informações passadas pela Fatma, a região é responsável pelo abrigo, reprodução e alimentação de várias espécies aquáticas.

A região possui várias espécies endêmicas, tanto da fauna quanto da flora. Foram identificadas no parque 337 espécies vegetais, 176 espécies de aves, 35 espécies de répteis, sendo cinco tartarugas marinhas, um cágado de água doce, um crocodiliano, seis lagartos, um anfisbenídeo e 19 serpentes, 17 espécies de anfíbios, 20 espécies de mamíferos não-voadores e 38 espécies de peixes no Rio Acaraí.

O Arquipélago de Tamboretes, com quatro ilhas, abriga diversas espécies de aves, sendo ponto de reprodução das espécies, entre elas, o atobá, Sula leucogaster. Por esta razão, a Fatma proibe o desembarque de visitantes nas Ilhas do Norte, do Porto, do Meio, Rema, conhecida como Ilha dos Pássaros, e do Sul. A faixa de 50m ao redor de cada ilha é considerada Zona de Amortecimento, sendo uma área protegida para pesca e caça submarina. A fauna marinha nesta região é rica, sendo um local ideal para mergulhos contemplativos, segundo informações da Fatma.



http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/nossa-terra/2013/noticia/2014/01/avifauna-do-arquipelago-de-tamboretes-e-destaque-no-norte.html
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Acaraí
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.