Emater capacita extrativistas de açaí em Oeiras do Pará

Agência Pará de Notícias - http://www.agenciapara.com.br/ - 09/01/2014
Noventa e três extrativistas de cinco comunidades da Reserva Extrativista Arióca Pruanã, no município de Oeiras do Pará, na Região do Tocantins, foram capacitados pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) para a prática de Manejo de Várzea, voltada aos açaizais nativos. A capacitação teve como objetivo a melhoria da produção e comercialização do açaí, e ainda da qualidade de vida dos extrativistas, com o uso sustentável dos recursos naturais.

O trabalho de capacitação - que contou com a parceria do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) - beneficiou moradores das comunidades de São Sebastião, Vila Arióca, Jaquarequara, Terra Alta e Deus Proverá. A metodologia da capacitação priorizou o diálogo e a construção do conhecimento de forma participativa, valorizando os saberes das populações tradicionais.

A expectativa é que a produção de açaí tenha um aumento de 30% nos próximos três anos, e se consolide como atividade geradora de renda. "A proposta é viabilizar mais uma fonte de renda, de forma a diminuir a extração de madeira, que é a principal atividade econômica local", informa o engenheiro agrônomo da Emater, Sandro Pinheiro.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=67064
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Arióca Pruanã
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.