Tempo quente e seco favorece as queimadas na Região Serrana

www.g1.globo.com - 11/02/2014
As condições climáticas têm colaborado para o aumento das queimadas na Região Serrana do Rio. Somente em Nova Friburgo, foram registrados 30 incêndios em vegetação no mês de janeiro. O número é cinco vezes maior do que o referente ao mesmo período de 2013. Em Petrópolis, a falta de chuva levou a Unidade de Conservação Reserva Biológica de Araras a intensificar a fiscalização em áreas onde há sítios e fazendas. O objetivo é inibir a prática da queima de lixo orgânico, principal causa das queimadas que caracterizam crime ambiental.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo, o fogo em vegetação ocorre com mais frequência em bairros afastados do Centro, afetando áreas de mata fechada. "Este ano estamos com um número de ocorrências três maior em toda a região, em comparação com o ano passado", afirma o major dos bombeiros Fábio Gonçalves. Em Petrópolis foram 29 focos de incêndio no primeiro mês do ano.

No bairro Cascatinhas, em Nova Friburgo, é possível ver o estrago feito pelo fogo. A fumaça chega a dificultar a respiração e quem mais sai prejudicada é a fauna. Muitos animais morrem ou sofrem queimaduras graves. Segundo o ambientalista Fernando Cavalcanti, o tempo quente e seco é provocado por uma camada de alta pressão. "Ela impede que a umidade vinda do oceano chegue à nossa região", explica.


Íntegra da notícia: http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/02/tempo-quente-e-seco-favorece-queimadas-na-regiao-serrana.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Araras (REBIO)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.