Rebio Guaribas adota ações de controle sobre espécie vegetal invasora

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 21/02/2014
A equipe técnica da Reserva Biológica Guaribas, unidade de conservação (UC) situada nos municípios de Rio Tinto (PB) e Mamanguape (PB), implementou recentemente ações de controle da espécie exótica invasora Agave sisalana, conhecida como agave ou sisal, após identificar indivíduos adultos da espécie numa trilha do Campo Grande, área da UC caracterizada por formação savânica.

Segundo alguns brigadistas da reserva biológica, anteriormente à criação da UC a trilha funcionava como estrada que ligava algumas comunidades locais à rodovia BR-101, sendo usada para escoamento de produção agrícola, notadamente de sisal (bastante utilizado na indústria têxtil).

No momento da retirada dos indivíduos adultos da espécie, foram encontrados milhares de indivíduos jovens, o que levou a equipe da reserva biológica a planejar uma ação específica para controle do agave. Os indivíduos jovens se localizavam em zonas sombreadas, ocupando o mesmo espaço da bromélia nativa Hohenbergia ridleyi, o que leva a crer que esta seria a espécie mais rapidamente impactada pela invasão.

De acordo com os técnicos da UC, os agaves têm uma reprodução profusa: o escapo e os ramos da inflorescência ficam cheios de indivíduos já prontos para enraizarem, o que ocorre quando o escapo da planta-mãe quebra e a maior parte dos filhotes vão ao chão.

Nas últimas três semanas, a equipe da reserva biológica retirou dezenas de indivíduos adultos, alguns pendulados, e milhares de indivíduos jovens em diversos estágios de desenvolvimento. O método usado foi o corte raso com destocamento dos indivíduos adultos e o arranque das plantas jovens.

Após esta operação inicial, a equipe gestora da UC planeja ações anuais de repasse e monitoramento de novas infestações.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4690-rebio-guaribas-adota-acoes-de-controle-sobre-especie-vegetal-invasora.html
UC:Reserva Biológica

Related Protected Areas:

  • UC Guaribas
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.