Ensino e pesquisa na Floresta Nacional de São Francisco de Paula

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 24/02/2014
A Floresta Nacional de São Francisco de Paula, unidade de conservação (UC) gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e localizada no Rio Grande do Sul, sediou de 13 a 26 de janeiro a disciplina Ecologia de Campo, oferecida anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Participaram 20 alunos do mestrado e doutorado, além de quatro monitores e seis professores. "Além da pesquisa cientifica há o desenvolvimento humano, como exercitar o trabalho em grupo e conviver com pessoas diferentes, trabalhando sobre pressão do tempo para apresentação de resultados. Essas habilidades também são necessárias profissionalmente", ressaltam os professores Fernando G. Becker e Leandro Duarte.

Ao longo do período são executados seis projetos, sendo quatro monitorados pelos professores e dois livres. A disciplina é de imersão, isto é, os alunos dedicam-se, manhã, tarde e noite aos trabalhos, de forma a ficarem concentrados nos objetivos do curso."Os alunos muitas vezes vêm com uma visão de se fazer ciência em ecologia e saem do curso com outra. E muitos, em função de atuarem em certas áreas de pesquisa específica, só tem experiência de campo durante o curso", relata o professor Leandro.

A experiência adquirida é comprovada pelos monitores. André Luza fez a disciplina em 2013 e notou que o processo de coleta, análise e apresentação dos resultados em apenas um dia dá agilidade. Silvia Milesi, que fez o curso em 2012 e agora participa como monitora, nota o esforço dos professores para que os estudantes melhorem, adquiram e pratiquem novos conhecimentos. Ela relata que o principal ganho é aprender a trabalhar com prazos, essencial e presente em toda a vida de um pesquisador, desta forma, o curso se torna um divisor de águas.

Sandra Hartz, professora Doutora em Ecologia e recursos Naturais, complementa. "Desde 1997 realizo atividades didáticas com alunos do Curso de Ciências biológicas desta Universidade na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, desenvolvendo com eles inúmeros projetos de pesquisa, realizados em dois dias de visita por turma no semestre. Com isso, a unidade de conservação contribuiu com a formação de mais de mil profissionais na área biológica e de meio ambiente, só considerando a UFRGS. Em parte advindo destas atividades didáticas, projetos de pesquisa foram gerados, onde Mestres e Doutores foram formados e realizaram suas atividades de estudo na floresta", destacou.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/4697-ensino-e-pesquisa-na-floresta-nacional-de-sao-francisco-de-paula.html
UC:Floresta

Related Protected Areas:

  • UC São Francisco de Paula
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.