No Rio de Janeiro, WWF apoia sinalização da maior trilha urbana do mundo

WWF - http://www.wwf.org.br - 20/09/2014
Com 180 quilômetros, a trilha Transcarioca irá atravessar o município do Rio de Janeiro inteiro, desde a Ponta do Picão, em Barra de Guaratiba, e vai terminar na Urca, ao pé do Pão de Açúcar, sendo a maior trilha urbana do mundo.

No último domingo, dia 14, mais de 600 voluntários sinalizaram cem quilômetros do caminho para que mais pessoas possam ter maior segurança pela trilha e conhecer as riquezas naturais da Transcarioca, que atravessa cinco parques municipais e passa pelos principais atrativos naturais e históricos da Cidade Maravilhosa.

Organizada pelo Mosaico Carioca, a iniciativa da sinalização teve o apoio do WWF-Brasil e de outras organizações. "Esta trilha será um modelo de conservação de diversos ecossistemas da Mata Atlântica, servindo como uma ferramenta viva de educação ambiental em áreas de restinga, manguezal, praia, costão rochoso, floresta de baixada e floresta montanha, com impactos positivos na qualidade de vida das pessoas", explica a coordenadora do Programa Mata Atlântica, do WWF, Anna Carolina Lobo.

A Transcarioca irá trazer melhorias ambientais para a cidade do Rio de Janeiro, como o corredor florestal entre os maciços do Parque Nacional da Tijuca e do Parque Estadual da Pedra Branca, além da valorização das Unidades de Conservação do Mosaico Carioca.

"A iniciativa busca também a integração e o fortalecimento das áreas protegidas da Mata Atlântica, no contexto da realização dos grandes eventos de abrangência internacional sediados no Rio de Janeiro", afirma o analista de Conservação do Programa Mata Atlântica, Daniel Venturi.

Além da geração de emprego e renda dentro dos princípios norteadores do desenvolvimento sustentável, a Trilha Transcarioca tem o objetivo de seguir os exemplos de trilhas bem sucedidas no mundo - como a Appalachian Trail (EUA), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail (Nova Zelândia) - que aumentaram a visitação, com melhorias na gestão das áreas protegidas que cruzam.

A Trilha Transcarioca foi inicialmente idealizada por Pedro da Cunha e Menezes, em seu livro Transcarioca: todos os passos de um sonho. Já sua implementação foi uma iniciativa do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas, criado oficialmente pelo Ministério do Meio Ambiente em julho de 2011.

Na ocasião, o WWF-Brasil recebeu uma moção de agradecimento "em reconhecimento pelo apoio às causas ambientais e à implementação da Trilha Transcarioca na cidade do Rio de Janeiro, presenteando os cariocas no aniversário de 450 anos da 'Cidade Maravilhosa" do Mosaico Carioca de Áreas Protegidas.

Voluntários da Claro, empresa de telefonia móvel parceira do WWF, também participaram da ação.



http://www.wwf.org.br/informacoes/noticias_meio_ambiente_e_natureza/?41342
Florestas:Geral

Related Protected Areas:

  • UC Tijuca
  • UC Pedra Branca (PES)
  • UC Carioca
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.