Amazonas conquista mais uma Unidade de Conservação

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 17/10/2014
O estado do Amazonas conquistou mais uma Unidade de Conservação (UC), a Estação Ecológica (Esec) Alto Maués, que possui uma área de 668.170 hectares. O decreto da Presidência da República foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (17).

A nova Esec é uma das UCs com o maior número de primatas brasileiros, apresentando 13 espécies, sendo três delas endêmicas, ou seja, que só ocorrem na região. Também habitam o local 624 espécies de aves, sendo 28 migrantes do hemisfério norte e duas do hemisfério sul, além de três espécies ameaçadas de extinção. Segundo o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), o habitat da região também é adequado à sobrevivência e reprodução da onça pintada.

Os objetivos da nova Estação Ecológica são proteger a biodiversidade local, garantir a frequência dos serviços ecossistêmicos e contribuir para a estabilidade ambiental da região. A UC faz divisa com outras áreas protegidas, como o Parque Nacional da Amazônia e as Florestas Nacionais de Pau-Rosa e do Amanã.

A Estação Ecológica Alto Maués não possui ocupação humana e por isso mantém integridade da cobertura vegetal florestada. A UC faz parte das metas do Plano de Ação para a Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAM) e consta no documento Área Prioritária para Conservação, Uso Sustentável e Repartição de Benefícios da Biodiversidade Brasileira.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/5052-amazonas-conquista-mais-uma-unidade-de-conservacao.html
UC:Estação Ecológica

Related Protected Areas:

  • UC Amazônia
  • UC Pau-Rosa
  • UC Amanã
  • UC Alto Maués
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.