Ministra anuncia ação de fiscalização contra queimadas na Serra dos Órgãos

Ibama - http://www.ibama.gov.br/ - 17/10/2014
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou, nesta sexta-feira (17), o início de uma operação de fiscalização do Ibama no entorno do Parque Nacional (Parna) da Serra dos Órgãos, na região Serrana do Rio de Janeiro, onde o fogo já destruiu cerca de 590 hectares no parque e outros 550 hectares no entorno da unidade, nos limites da área de proteção ambiental Petrópolis. De acordo com a ministra, que sobrevoou na tarde de hoje as áreas atingidas pelo fogo na Serra dos Órgãos, as queimadas ilegais estão na origem dos incêndios que ameaçam a área protegida.

"Apesar da seca atípica, grande parte do fogo no Brasil tem origem criminosa. As pessoas é que põem fogo. Vamos coibir e ir atrás dos que estão provocando os incêndios", disse ela, que também sobrevoou, pela manhã, o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais, onde a situação estava controlada.

No Parna da Serra dos Órgãos, cinco frentes de fogo ainda ameaçam atingir os campos de altitude, nas partes mais altas do parque. "A situação é de alerta. Mas o fogo ainda não atingiu áreas expressivas. Os focos ainda são pontuais. Estamos combatendo e todos os mecanismos de prevenção foram adotados", afirmou.

Uma equipe de 28 brigadistas especializados em combate a incêndios florestais em montanha e mata atlântica, do Ibama/Prevfogo/RJ, e 26 brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/RJ) apagam o fogo na Serra dos Órgãos há 10 dias, desde o início dos focos na quarta-feira (8). Uma sala de situação foi criada na sede do parque para organizar os esforços para controlar os incêndios. Neste sábado (18), duas brigadas do ICMBio, com 21 homens, serão deslocadas do Parna da Tijuca e Jurubatiba para apoiar os trabalhos. Um helicóptero do Ibama também chegará à região serrana, e, segundo a ministra, mais brigadas do Ibama virão se necessário.

Além da estiagem, o Parna da Serra dos Órgãos enfrenta o problema de grande acúmulo de biomassa (vegetação e galhos secos). O último grande incêndio no parque aconteceu em 1998, o que deixou muito material de fácil combustão acumulado. "Além de fiscalizar, pedimos a colaboração da população para que não jogue nada que provoque fogo próximo à vegetação e também para que denuncie quem está fazendo queimadas", disse Izabella.

A visita da ministra foi acompanhada pela superintendente do Ibama no Rio de Janeiro, Silvania Gonçalves, e pela presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Isaura Maria Ferreira Frage.



http://www.ibama.gov.br/publicadas/ministra-anuncia-acao-de-fiscalizacao-contra-queimadas-na-serra-dos-orgaos
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Petrópolis
  • UC Tijuca
  • UC Restinga de Jurubatiba
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.