Petrópolis protegerá área atingida por fogo

O Globo, Rio, p. 26 - 23/10/2014
Petrópolis protegerá área atingida por fogo
Medida impedirá que trecho onde havia floresta vire pasto ou plantação

JAQUELINE RIBEIRO granderio@oglobo.com. br

O chefe da Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, Sérgio Bertoche, disse ontem que cerca de 1.500 hectares de mata destruídos por incêndios não poderão dar lugar a pastos, plantações ou qualquer tipo de construção. Segundo ele, a área, cujo tamanho equivale a 1.500 campos de futebol, será embargada para evitar que proprietários usem terrenos dentro da APA para outros fins. O fogo que atingiu a Região Serrana nas últimas duas semanas consumiu 5.500 hectares de florestas. Quase metade desse total fica na APA de Petrópolis.
- Vamos fazer o embargo para inibir a chamada conversão do solo, algo que costuma acontecer depois que matas são destruídas por incêndios. nestes casos. Nossa intenção é impedir o surgimento de pastagens para a criação de gado, plantações e empreendimentos imobiliários - explica Bertoche.
REGIÃO ESTÁ SENDO MAPEADA
O mapeamento da área que será embargada teve início na última sexta-feira, antes mesmo do fim dos incêndios, que só acabaram três dias depois.
- Usamos um helicóptero para fotografar toda a área consumida pelo fogo. Vamos comparar as imagens com registros feitos antes do incêndio. Quando concluírmos essa etapa, fiscais notificarão proprietários de terrenos sobre o embargo. O importante é que a população saiba que temos uma boa metodologia de trabalho e um núcleo de processamento capacitado para a realização da pesquisa - informa Bertoche.
FAUNA E NASCENTES AFETADAS
Análises preliminares feitas na APA de Petrópolis por biólogos indicam que nascentes de rios secaram devido ao fogo. A fauna da região também foi duramente afetada: muitos animais fugiram para áreas urbanas. Somente ontem, sete filhotes de gambás e uma pequena maritaca foram encontrados em jardins e quintais de casas próximas aos locais de incêndio. Em Araras, bombeiros recolheram três filhotes de gambás e um de ouriço.
- O prejuízo maior é o que não conseguimos ver. São insetos, anfíbios e répteis que se perderam porque não conseguem escapar do fogo. Cobras, lagartos, besouros, sapos, rãs, pererecas e outros animais que tem um papel importante no ecossistema e que se perderam - diz o chefe da Rebio-Araras Ricardo Ganem. "Não há como valorar estes prejuízos".
No Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde os incêndios consumiram uma área equivalente a 1.550 campos de futebol, um ouriço foi resgatado com vida durante o incêndio. O animal teve queimaduras nas patas e ficou com pêlo chamuscado. Ele está sob cuidados de veterinários na sede do parnaso, em Teresópolis.

O Globo, 23/10/2014, Rio, p. 26

http://oglobo.globo.com/rio/para-inibir-ocupacao-petropolis-protegera-cerca-de-1500-hectares-de-mata-atingidos-por-incendios-14327633
Mata Atlântica:Queimadas

Related Protected Areas:

  • UC Serra dos Órgãos
  • UC Petrópolis
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.