PR: Sema vistoria obras em parque estadual

Bonde - http://www.bonde.com.br/ - 29/01/2015
Dando continuidade à série de visitas técnicas às Unidades de Conservação do Estado, o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema), Ricardo Soavinski, foi nesta quarta-feira (28) ao Parque Estadual do Monge, no município da Lapa, a 50 km de Curitiba.

Acompanhado do diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Guilherme Vasconcellos e do técnico Michel Mello, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Soavinski, conheceu a estrutura do Parque, vistoriou o andamento das obras e a restauração da biodiversidade local.

"Este trabalho de reestruturação dos parques, visando oferecer melhores serviços aos visitantes, será estendido e ampliado às demais Unidades de Conservação do Estado. É neste sentido que vamos trabalhar", explica o secretário, que já visitou a Ilha do Mel e o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa.

OBRAS - As obras de revitalização e modernização do Parque Estadual do Monge estão em fase final de conclusão. Toda a estrutura da Trilha do Monge, com passarelas e corrimões metálicos, serviços de acabamento nas áreas dos visitantes, calçadas e mirantes já está pronta.
A primeira fase das obras começou ano passado. A fiscalização ficou a cargo da Paraná Edificações. Durante o período de execução das obras, por questões de segurança, o local fica com restrições de visitas. O investimento do Governo do Paraná foi de aproximadamente R$ 1,20 milhão.

"Assim que tudo estiver concluído, o Parque do Monge será reaberto. Moradores da Lapa e Região, além de turistas, poderão novamente desfrutar das belezas naturais, fazer caminhadas, descansar com a família, com muito mais conforto, tranquilidade e segurança", finaliza Soavinski.

O PARQUE - O Parque Estadual do Monge é famoso pelo seu turismo religioso e é uma das mais antigas Unidades de Conservação do Estado com 54 anos de existência. Com grande importância turística, recebeu esse nome por causa do Monge João Maria D'Agostinis, um estudioso das plantas da região e personagem principal da Guerra do Contestado, que teria morado lá, em 1847. Uma das principais atrações do local é a Gruta do Monge, com formações rochosas, trilhas e vertentes de água. O Parque é o segundo em número de visitação em todo o Estado.



http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--1036-20150129
UC:Parque

Related Protected Areas:

  • UC Monge
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.