Carnaval: lugares para fugir da folia no Brasil

Pure Viagem - http://www.pureviagem.com.br - 04/02/2015
Carnaval é uma festa celebrada de jeitos diferentes em vários lugares do mundo. No Brasil, é uma das datas mais tradicionais, com grandes cidades celebrando a folia e diversos pacotes de viagem que levam turistas até elas. A ocasião também é esperada por pessoas de todas as idades que gostam de assistir aos desfiles, de dançar as famosas marchinhas e de ir atrás do trio-elétrico. Apesar disso, há quem que não goste do agito e de comemorações pelas ruas.

As pessoas que não se animam muito com a ideia do Carnaval podem aproveitar o feriadão para viajar e descansar em lugares tranquilos, onde não se vê confetes, serpentinas ou fantasias. Locais de difícil acesso e pouco visitados parecem ser perfeitos, como Jalapão, o único deserto do Brasil, e Santo Amaro do Maranhão, no coração dos Lençóis Maranhenses.

Além desses, também há os destinos famosos, porém nada "festeiros". Esse é o caso de Curitiba, que fica mais vazia por causa de seus habitantes que vão curtir a folia em outro lugar, e Fernando de Noronha, onde os visitantes só querem relaxar e aproveitar as belezas naturais do arquipélago.

Veja, abaixo, 10 dicas de cidades para fugir do agito do Carnaval:

Fernando de Noronha, Pernambuco - Apesar de o arquipélago ficar em um dos estados que mais festejam o Carnaval, este é um dos melhores destinos brasileiros para quem quer fugir de toda a agitação. Nessa época, os visitantes de Fernando de Noronha esquecem dos desfiles e das marchinhas e focam em tudo o que a ilha oferece, como águas cristalinas, praias paradisíacas e prática de mergulho.

Chapada Diamantina, Bahia - Diferente da outra cidade baiana, Salvador, a Chapada Diamantina fica tão tranquila durante o Carnaval quanto em outros meses do ano. Lá, as pessoas podem sentir como se o feriado não existisse no país e aproveitar o paraíso ecológico participando de diversas atividades de ecoturismo disponíveis na região. A Cachoeira da Fumaça, o Poço Azul, a Gruta da Torrinha e o Morro do Pai Inácio são alguns dos passeios mais populares do parque nacional.

Jalapão, Tocantins - O Parque Estadual do Jalapão é uma unidade de conservação e o único deserto do Brasil, e fica em uma área de quase 1590 km². Por ser afastado de cidades, ter difícil acesso e pouca infraestrutura turística, é garantido que, por lá, não haverá nenhum sinal de samba ou desfiles carnavalescos. O Jalapão é perfeito para aqueles que querem estar em contato direto com a natureza e que gostam de passeios radicais.

São Gonçalo do Rio Preto, Minas Gerais - O Parque Estadual do Rio Preto é o principal atrativo da cidade, fazendo dela um lugar perfeito para aqueles que procuram ecoturismo. O parque conta com várias cachoeiras, trilhas e grande biodiversidade. A um quilômetro de lá, fica a Praia do Lapeiro, com estrutura para esportes como futebol de areia, peteca e vôlei de praia, e, por perto, é possível ir a bares e restaurantes.

Curitiba, Paraná - Este é o feriado perfeito para conhecer Curitiba. Isso porque a cidade fica mais vazia no Carnaval por causa de seus moradores que vão curtir a festa em outros lugares. Curitiba tem diversas atrações, como a Ópera de Arame, o Bosque Alemão, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer, ótimas para visitar com a família.

Bonito, Mato Grosso do Sul - Localizada na Serra da Bodoquena, a cidade está na lista mais belezas naturais mais incríveis do país e é um dos melhores lugares do Brasil para fazer passeios ecológicos, por causa da grande quantidade de águas cristalinas, cachoeiras, grutas e cavernas. Durante o Carnaval, Bonito pode ficar cheia de turistas, mas, provavelmente, nenhum deles interessado em folia. As pousadas aconchegantes são perfeitas para curtir o feriado tranquilamente e descansar.

Santo Amaro do Maranhão, Maranhão - Em meio aos Lençóis Maranhenses, fica a pequena vila de difícil acesso. Por não ser muito conhecida, recebe poucos turistas para admirar suas paisagens repletas de praias, dunas, rios e lagoas que ficam na mata de restinga e manguezais.

São Miguel dos Milagres, Alagoas - Para fugir de agitação não só no Carnaval, mas em qualquer época do ano, esse trecho do litoral de Alagoas, formado por Barra do Camaragibe, São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, é perfeito. Lá os visitantes podem descansar em praias repletas de coqueiros que são protegidas por recifes que formam piscinas naturais, como a Praia dos Morros, a Praia do Marceneiro e a Praia do Riacho.

Amazonas - Por ter uma floresta tão grande e intensa, o estado é uma ótima opção de viagem para aqueles turistas que procuram por um ecoturismo mais radical. Por ter, em junho, o famoso Festival de Parintins, a região fica tranquila no Carnaval, pois todos guardam seus festejos para o meio do ano. Quem quiser ter uma experiência totalmente em contato com a natureza, pode se hospedar em um dos hotéis que ficam no meio da mata.

Serra da Canastra, Minas Gerais - A região de mais de 200 mil hectares é composta pelos municípios de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Delfinópolis, Sacramento, São João Batista do Glória e Capitólio. Sua maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde ficam alguns dos lugares naturais mais bonitos do Brasil, como a cachoeira Casca D'Anta, de quase 200 metros de altura, fazendo o local ser um grande destino para ecoturismo.



http://www.pureviagem.com.br/noticia/carnaval-lugares-para-fugir-da-folia-no-brasil_a4365/1
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Serra da Canastra
  • UC Jalapão
  • UC Rio Preto (PES)
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.