Mutirão retira cerca de 400 quilos de lixo da praia Ilha do Bom Abrigo

Fundação Florestal - http://fflorestal.sp.gov.br/ - 26/02/2015
No último dia 12 de fevereiro, a Fundação Florestal, por meio da APA Marinha Litoral Sul (APAMLS), reuniu monitores ambientais e funcionários das Unidades de Conservação do Núcleo Integrado de Cananeia (PE Lagamar de Cananeia, PE Ilha do Cardoso e RDS Itapanhoapima), com o objetivo de limpar a praia da Ilha do Bom Abrigo.

Durante um dia de limpeza, foram retirados 380 Kg de resíduos sólidos da única praia da Ilha do Bom Abrigo, que possui cerca de 2,5 mil metros quadrados. Do total, foram contabilizados 221 Kg de materiais não recicláveis como colchões, isopor, pilhas, restos de eletrodomésticos, petrechos de pesca, entre outros. O restante foi composto por materiais recicláveis, sendo 22 Kg de plástico, 47 Kg de vidro, 75 Kg de ferro e 15 Kg de latas de alumínio, que posteriormente foram destinados para a reciclagem. O lixo comum, por sua vez, foi encaminhado à coleta municipal que realiza o transbordo do lixo para o aterro sanitário de Pariquera-açu.

Os resíduos depositados na ilha são provenientes de embarcações pesqueiras que se abrigam no local (quando as condições meteorológicas não são favoráveis à navegação), de atividade turística ou são trazidos de outras partes do Brasil e do mundo pelas correntes marítimas, chegando até a praia.

De acordo com a gestora da APAMLS, Letícia Quito, a colaboração da população é muito importante para que esses números diminuam. "Pescadores, barqueiros, turistas e demais usuários da região devem levar seus resíduos sólidos de volta à cidade para que seja realizada destinação correta", comenta.

A ação contou com o apoio do Departamento do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Cananeia que também participou do mutirão.

Sobre a Ilha do Bom Abrigo

A Ilha do Bom Abrigo apresenta alta diversidade biológica e importantes atributos ambientais, como a presença de áreas de repouso de aves marinhas, concentração de espécies de interesse comercial como camarões, pescadas, sororocas, entre outras, e espécies marinhas ameaçadas como a tartaruga-verde e garoupas-verdadeiras, sendo considerada Área de Manejo Especial da APA Marinha do Litoral Sul e Zona de Vida Silvestre da APA Cananeia-Iguape-Peruíbe (APACIP).

Atualmente, as regras para visitação estão em elaboração. Mas os interessados em visitar a Ilha do Bom Abrigo, podem entrar em contato com a APAMLS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelos telefones (13) 3851-1163 / 3851-1108 ou por email ( apamarinhals@fflorestal.sp.gov.br ).



http://fflorestal.sp.gov.br/2015/02/26/mutirao-retira-cerca-de-400-quilos-de-lixo-da-praia-ilha-do-bom-abrigo/
UC:Geral

Related Protected Areas: