Representantes da Verde para Sempre se reúnem com ICMBio

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 19/03/2015
O presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Roberto Vizentin, se reuniu com representantes da Reserva Extrativista (Resex) Verde para Sempre (PA) na sede do Instituto, em Brasília, no dia 6 de março. O encontro teve como objetivo discutir a implementação de políticas públicas do governo federal nos limites da Unidade de Conservação (UC).

"A Reserva Extrativista Verde para Sempre é um lugar de convergências, tanto no que diz respeito aos aspectos históricos e culturais que caracterizam as relações das populações tradicionais da Amazônia com a natureza, quanto aos desafios que se apresentam para consolidar e implementar essa categoria de Unidade de Conservação" explica Vizentin.

Avanços importantes

"A reunião foi uma designação do Conselho Deliberativo da Reserva", explica Antônio Duarte, coordenador do Comitê de Desenvolvimento Sustentável do município de Porto de Moz (PA), onde está situada a UC. Ainda segundo Duarte, o encontro com o ICMBio fechou uma série de reuniões realizadas em Brasília, que promoveram o diálogo entre os representantes da Resex Verde para Sempre e os ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA), de Minas e Energia (MME) e do Desenvolvimento Agrário (MDA).

Entre os pontos discutidos junto ao ICMBio, destacam-se a questão da energia (para atender às residências e às unidades de produção da UC), a concessão de créditos para a população da Resex e o fortalecimento da pesca e da agricultura familiar. Outra demanda importante, segundo os representantes da UC, é a conclusão do Plano de Manejo da Unidade, que está em fase de elaboração.

"As lideranças aqui presentes reconhecem os esforços do governo e as conquistas desde a criação da Reserva, mas ao mesmo tempo reivindicam, corretamente, uma ação mais efetiva do poder público na implementação de um conjunto de ações necessárias para assegurar as condições ambientais e produtivas da Verde para Sempre", afirmou Vizentin.

De acordo com o chefe da Resex Verde para Sempre, Agostinho Tenório, os encontros em Brasília foram positivos. "As reuniões foram bastante produtivas. Conseguimos a implementação do Programa Luz Para Todos, que deverá ocorrer até o mês de maio, contemplando toda a Unidade. Avançamos também nas questões de energia, regularização fundiária e concessão de crédito", pontuou o chefe da Reserva. "Além disso, o ICMBio se comprometeu a concluir o Plano de Manejo da Resex no prazo de um ano", acrescentou Tenório.

Também estavam presentes no evento Manoel Batista, membro do Conselho Deliberativo da Resex Verde para Sempre; Idalino Assis, diretor do Conselho Nacional de Populações Extrativista; Weider Lobato, da Secretaria de Produção e Abastecimento de Porto de Moz; Cleidimar Barbosa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais; Carlos Augusto Pinheiro, coordenador regional do ICMBio em Santarém (PA); e Carlos Eduardo Santos, da Coordenação de Produção e Uso (Coprod/ICMBio). A reunião contou ainda com a presença de representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Sobre a Reserva Extrativista Verde para Sempre

É uma UC de Uso Sustentável, ou seja, a conservação da natureza é conciliada com o uso sustentável de parte dos seus recursos naturais. Com mais de 1 milhão de hectares de área protegida, a Reserva Extrativista Verde para Sempre, localizada no estado do Pará, faz parte do bioma Amazônia. No seu interior vivem aproximadamente 2600 famílias, que desenvolvem atividades de pesca, extrativismo e agricultura familiar. Outra prática produtiva que ocorre na Reserva é a criação de búfalos: no total, são mais de 30 mil cabeças, que sustentam a produção de queijo e leite.



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral/6738-representantes-da-verde-para-sempre-se-reunem-com-icmbio.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Verde para Sempre
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.