Trilhas ecológicas revelam belezas nas Matas do Segredo

Diário Digital - http://www.diariodigital.com.br - 17/04/2015
Parque Estadual conserva riquezas naturais na área urbana de Campo Grande


A floresta densa é o abrigo seguro para as 18 espécies de mamíferos entre as quais antas, macacos, lobos, tamanduá, veados, quatis e ratos, além das 100 espécies de pássaros e 10 de morcegos. Esse recanto de farta riqueza natural está na área urbana de Campo Grande. É o Parque Estadual Matas do Segredo, localizado na região do Jardim Presidente, que será reaberto para a visitação popular nesta sexta-feira, 17 de abril. De hoje em diante, está aberto o agendamento para quem deseja desfrutar da beleza das trilhas ecológicas.

Nesta semana, a reportagem do Diário Digital visitou o local e conferiu de perto a preparação para a reabertura. O Centro de Visitação está pronto e, no local, serão oferecidas aulas para integrantes do Projeto Florestinha. A estrutura servirá de base também para pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) que desenvolverão pesquisas na reserva. Um convênio neste sentido será celebrado hoje com o governo do Estado.

Os 177,5 hectares são cobertos por árvores, algumas centenárias, e plantas típicas do Cerrado, tais como a fruta de lobo, que serve de alimento para as alcateias da reserva. Neste recanto natural há ainda 33 nascentes de água do Córrego Segredo. O Parque que é alvo de esforço de preservação já foi alvo de vários incêndios provocados. Os troncos pretos das árvores são a prova dos ataques ao local. Atualmente tudo está sendo preparado para garantir a conservação dos parques. Foram abertas estradas nas áreas degradas para permitir o deslocamento rápido do Corpo de Bombeiros em caso de novos incêndios.

Na avaliação do governo estadual, o parque é um importante referencial para conscientizar a população sobre a importância das unidades de conservação para preservar a biodiversidade. "Manter esta reserva na área urbana é um desafio e uma necessidade para o meio ambiente", pondera o biólogo Cristiano Figueiredo dos Santos, que atua como guarda-parque no local. O parque é considerado Unidade de Conservação de Proteção Integral desde 2000.

Trilha - A trilha já está traçada no papel. São 1.413 metros de caminhada nas áreas preservadas dentro do parque que poderão ser conferidas pelos visitantes. Monitores do Parque irão acompanhar os grupos no passeio ecológico. "Serão nove estações, nas quais vamos parar e explicar aos visitantes sobre flora e fauna do parque", antecipa o biólogo.

Inicialmente, a previsão é de realizar as trilhas de terça a sexta-feira, pois, nas segundas-feiras será feita a manutenção no Parque. Os organizadores pretendem agendar os primeiros passeios para a partir do dia 22 de abril. Vale mencionar que é preciso marcar a visita ao parque com antecedência. O telefone para contato é 3351-9549, em horário comercial.

Inauguração - A inauguração do Centro de Visitação será realizada hoje, às 8h30. Estarão presentes o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck, e autoridades.



http://www.diariodigital.com.br/geral/trilhas-ecologicas-revelam-belezas-nas-matas-do-segredo/128998/
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Matas do Segredo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.