Conselheiros do Baixo Juruá se reúnem

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/ - 20/05/2015
Participaram dez comunidades residentes na UC e entorno e 11 instituições locais e regionais


Conselheiros que integram o conselho deliberativo da Reserva Extrativista do Baixo Juruá - Unidade de Conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) localizada no Amazonas - se reuniram dias 25 e 26 de abril, na Câmara de Vereadores de Juruá (AM), para deliberarem entre outros assuntos acerca da elaboração do Plano de Ação do Conselho para o ano de 2015.

Eles fizeram, ainda, a priorização das atividades no Planejamento da UC para este ano, discutiram o manejo florestal; a ocupação indígena no Igarapé Juruapuca; o atendimento da Resex no Programa Luz Para Todos; além da conservação de quelônios.

O grupo fez também o acompanhamento técnico da pesca manejada do Pirarucu na Reserva; uma reforma das casas construídas com financiamento do Incra; além de acompanharem a doação de terreno para a Usina de Extração de Óleos Vegetais; e debaterem as pesquisas que estão em andamento na Reserva.

Ao todo estiveram presentes na reunião, 51 participantes, incluindo dez comunidades residentes na UC e entorno e 11 instituições locais e regionais. A plenária do conselho foi composta com 15 das 17 representações que a compõem, que se reuniram para cumprir uma pauta já pré-estabelecida, conforme determina o Regimento Interno.

Ao final dos dois dias de trabalhos realizados, o grupo conseguiu montar e definir uma matriz de prioridades para a Resex, contendo dez itens considerados prioritários. Um deles é o Plano de Ação do Conselho, com definição de metas, atividades e cronograma de ação dos Grupos de Trabalho.

O grupo aprovou as áreas para o manejo florestal comunitário, a ser realizado conforme a Instrução Normativa do ICMBio Número 16 de 04/08/2011; além de definirem estratégias de ação para a conservação de quelônios, incluindo vigilância comunitária, monitoramento e fiscalização.

Eles deliberaram ações a serem realizadas pelo órgão gestor da UC e instituições parceiras para viabilizar o atendimento das comunidades pelas principais políticas públicas direcionadas a saúde, educação, energia, cadastro de moradores e habitação. A atividade contou com recursos do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa).



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-destaques/6811-conselheiros-se-reunem-na-reserva-extrativista-do-baixo-jurua.html
UC:Reserva Extrativista

Related Protected Areas:

  • UC Baixo Juruá
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.