DECISÃO: Turma absolve cidadão que adquiriu imóvel situado no Parque Nacional da Serra do Pardo (PA) do crime de invasão de terras da União

TRF1 - http://portal.trf1.jus.br - 03/06/2015
A 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, por unanimidade, negou provimento à apelação criminal interposta pelo Ministério Público Federal (MPF) contra sentença que absolveu um acusado da imputação pela prática do delito tipificado no art. 20 da Lei 4.947/66 (invasão de terras da União).

A denúncia foi realizada em novembro de 2002. O réu adquiriu por R$ 110 mil um imóvel situado na Fazenda Carolina do Norte, propriedade com 12.650 hectares, em área que atualmente integra o Parque Nacional da Serra do Pardo.

Na apelação, o MPF considera que deve ser afastada a alegação de boa-fé no caso de posse dessas terras, pois o apelado não se desincumbiu do ônus de provar que estava buscando a regularização dos terrenos no Instituto de Terras do Pará - ITERPA.

O órgão ministerial sustenta que a aquisição de imóvel sabidamente público, mediante simples contrato particular de compra e venda, sem qualquer intervenção cartorial, demonstra o ânimo de apropriação ilícita de terras públicas.

Decisão - O relator, desembargador federal Ney Bello, entendeu que a conduta do réu ao adquirir a posse do imóvel de terceiro, mesmo sendo terra pública, não se adéqua ao tipo penal em exame, posto que o núcleo "invadir" pressupõe violência, não ocorrente na espécie. "Na hipótese, o apelado adquiriu de boa-fé, por R$ 110 mil, o imóvel com área de 12.650 hectares", disse.

Ainda segundo o relator, "conforme se extrai do contrato de compra e venda acostado à fl. 65, o que é uma cessão de direitos, ilegal, sem dúvida, mas que não configura delito penal, pois ausente o dolo. A posse do anterior possuidor já datava de 12 anos".

Diante do exposto, a Corte entendeu que não está presente, no caso, o elemento subjetivo do tipo, consistente na intenção de invadir terra pública com intenção de ocupá-la, pois o réu acreditava ter o direito à ocupação.

Sendo assim, a Turma negou provimento à apelação do Ministério Público Federal.

Processo no: 0000498-18.2007.4.01.3903
Data da decisão: 20/5/2015
Data da publicação: 29/5/2015



http://portal.trf1.jus.br/portaltrf1/comunicacao-social/imprensa/noticias/decisao-turma-absolve-cidadao-que-adquiriu-imovel-situado-no-parque-nacional-da-serra-do-pardo-pa-do-crime-de-invasao-de-terras-da-uniao.htm
Questão Agrária/Fundiária

Related Protected Areas:

  • UC Serra do Pardo
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.