Conheça o Parque Estadual Rio da Onça, repleto de orquídeas e bromélias

Instituto Ambiental do Paraná - http://www.iap.pr.gov.br - 03/07/2015
Entre os balneários Riviera e Praia Grande, em Matinhos, fica uma pequena joia do Litoral paranaense. Bem perto da praia, a 600 metros, está o Parque Estadual Rio da Onça, um local repleto de bromélias, orquídeas de rara beleza e outras espécies da vegetação típica da planície litorânea do Estado, que atraem aves, pássaros e outros diversos animais silvestres.

Para conhecer o parque de 118 hectares - o equivalente a 118 campos de futebol - o visitante precisa percorrer cinco trilhas, num circuito de 1,5 quilômetro, sem voltar pelos mesmos lugares. Todas as trilhas são bem demarcadas, acessíveis e planas e fazem do parque um local apropriado para qualquer perfil de visitante.

"Além das suas características ambientais indiscutíveis para a preservação de espécies importantes da Mata Atlântica, é um parque muito aconchegante, fácil de percorrer e de se gostar. Um local ideal para contemplação, pesquisa científica e educação ambiental", diz Maria do Rocio, chefe do Departamento de Unidades de Conservação do Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

Logo em frente ao Centro de Visitante começa a Trilha Grande, que tem todo o percurso sinalizado. Pontes suspensas facilitam a travessia de trechos alagados, uma das principais características do parque. Quase na metade do caminho, o visitante chega ao Mirante das Bromélias, ponto de descanso e observação deste tipo de planta nativa que é muito comum no parque. Com o mirante, o olhar do visitante fica perto da copa das árvores, onde as bromélias estão alojadas.

A fauna do parque também é bastante diversificada, com cachorros-do-mato, lagartos, pequenos roedores, tatus, gatos-do-mato. O Parque Estadual Rio da Onça também é uma ótima opção para observadores de aves e de pássaros.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:///www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Serviço:

Parque Estadual Rio da Onça

Localização: 600 metros da praia. Acesso pela PR-412, Balneário Riviera II.

Horário: de terça-feira a domingo, das 8h as 11h30 e das 13h30 às 17h. Nos feriados o local funciona nestes mesmos horários.

Informações: (41) 3453-2472



http://www.iap.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=739&tit=Conheca-o-Parque-Estadual-Rio-da-Onca-repleto-de-orquideas-e-bromelias
Turismo Ambiental

Related Protected Areas:

  • UC Rio da Onça
  •  

    As notícias publicadas neste site são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.